O Festival MED volta a marcar presença na final dos Iberian Festival Awards, desta vez em 6 categorias.
Melhor Promoção Turística, Melhor Programa Cultural, Contributo para a Sustentabilidade, Melhor Festival Lusófono, Melhor Atuação – Artista Português (Dino d’Santiago, Melhor Atuação – Artista Internacional (Marcelo D2) são as áreas em que o evento louletano é candidato a um galardão, concorrendo nesta final ao lado de grandes festivais portugueses e espanhóis, informou a Câmara de Loulé.
Segundo a autarquia o MED tem-se afirmado como um dos principais atrativos para uma visita a Loulé. Os estrangeiros representam já um terço do público do Festival e uma significativa parte dos visitantes regressam no ano seguinte."Esta afluência tem um impacto muito positivo na economia local, especialmente no alojamento e na restauração", regista nota do Município, levando a que o MED fosse escolhido para integrar a restrita plataforma Portuguese Music Festivals.
Entre as boas práticas ambientais introduzidas neste evento, enquadradas na política municipal para a adaptação às alterações climáticas, a autarquia destaca o copo ecológico, a associação do MED ao Movimento Zero Desperdício, a integração de energias renováveis no recinto, premiada com o “Sê-lo Verde”, a introdução de um sistema de gestão de resíduos, a disponibilização de pontos gratuitos e eficientes de água, as papeleiras inteligentes em todo o recinto ou dispensadores para beatas de cigarros e pastilhas elásticas.
Ao todo, 500 bandas já pisaram o MED.
A final dos Iberian Festival Awards, Promovidos pela APORFEST – Associação Portuguesa de Festivais de Música, está marcada para a noite de 14 de março, na FIL, em Lisboa, altura em que se ficarão a conhecer os vencedores nacionais e ibéricos de cada uma das categorias.
Ao longo da história destes galardões, o MED conta já com distinções como Melhor Festival de Média Dimensão (2017 e 2018), Melhor Promoção Turística em Portugal (2018) e Melhor Contributo para a Sustentabilidade (2019).
Recorde-se que a Câmara Municipal de Loulé/Festival MED integra o projeto “DeclareAção”, um movimento inédito por um mundo melhor, que reúne entidades promotoras de espetáculos, festivais e eventos em Portugal, e que visa desafiar a comunidade nacional a adotar comportamentos em prol de uma sociedade mais justa e equilibrada, utilizando as plataformas digitais e o seu potencial mobilizador como principal canal de convocação.