O Festival Contos de Liberdade, organizado pela Associação Recreativa e Cultural do Algarve (ARCA), irá passar por Olhão, São Brás de Alportel e Faro.
Entre 5 e 12 de maio, realiza-se a 16ª edição do Festival Contos de Liberdade. Na edição deste ano, o cartaz é composto por contadores de histórias vindos do Brasil, Espanha, Marrocos e Portugal.
Ao longo do festival, serão realizadas sessões de contos dirigidas a vários tipos de público. As palavras dos contadores de histórias vão passar por escolas, bibliotecas e festivais.
Segundo André Lara, fundador da ARCA: “Os Contos de Liberdade regressam para mais uma vez deixarem a sua marca na primavera cultural algarvia e assumirem-se cada vez mais como o maior festival de narração oral a sul de Beja, onde se realiza o festival Palavras Andarilhas, o qual continua a ser o maior festival de narração oral a nível nacional”.
Durante a primeira semana do festival, os Contos de Liberdade marcam presença no Ecofest, um evento que se realiza entre os dias 04 e 05 de maio no Parque Natural da Ria Formosa em Marim (Olhão).
O Ecofest, cuja organização está a cargo da ARCA, faz parte da agenda do programa 365 Algarve. O cartaz de narradores do primeiro fim-de-semana conta com a presença das Narradoras Itinerantes, um coletivo de narradoras vindo do Brasil composto por Josy Maria e Luciana Costa.
Desde Sevilha, chega Alicia Bullù, uma contadora de histórias que traz na voz os ritmos andaluzes e os contos do sul da península.
No dia 08 de maio, o Festival Contos de Liberdade irá passar pela Universidade do Algarve, pelo encontro Partilhar Leituras, um evento que resulta da parceria entre a Biblioteca da Universidade do Algarve, a Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa e a Rede de Bibliotecas Escolares. Esta sessão de contos estará a cargo de Luís Correia Carmelo, um contador de histórias residente em Faro e presença habitual em festivais de narração oral em vários países.
Na sexta-feira, dia 11 de maio, pelas 21h30, o Festival Contos de Liberdade marca presença na Biblioteca Municipal de São Brás de Alportel. Esta noite estará a cargo de Hammu Topia, um narrador que chega desde Marrocos para contar histórias vindas dos grandes desertos e do coração do povo berbere.
No sábado, dia 12 de maio, os contos instalam-se na Biblioteca Municipal de Faro para duas sessões, pelas 17h00 e pelas 21h30. Ambas as sessões estarão a cargo de Hammu Topia e de Manuel Garrido dos Piratas de Alejandria (Sevilha)