Periodicidade: Diária | siga-nos | seja fã
PUB
 

José Carlos Rolo

José Carlos Rolo
Imprimir Partilhar por email
José Carlos Rolo nasceu em Domingos da Vinha, concelho de Gavião. Depois de uma infância em contacto com o mundo rural, rumou a Castelo Branco, onde fez grande parte do seu percurso escolar.
 
É licenciado em Matemática, pela Faculdade de Ciências da Universidade Clássica de Lisboa, e mestre na área da gestão e políticas públicas pelo Instituto Superior de Ciências Socias e Políticas (ISCSP) da Universidade de Lisboa.
 
Dados Biográficos:
Data de Nascimento:30/01/1956
Naturalidade: Belver – Alentejo
Residência: Em Albufeira desde 1982
 
É um apaixonado pela Matemática, História e pela Física Atómica e Nuclear. Foi esta última área que lhe preencheu os sonhos, como acontece à generalidade dos jovens, de um dia vir a ter um futuro brilhante a trabalhar na NASA. No entanto, “o destino trocou-lhe as voltas” e levou-o a seguir o curso de Matemática, que terminou em 1982, altura em que o ensino passou a fazer parte da sua vida a tempo inteiro e começou a revelar as suas qualidades de liderança, assumindo consecutivamente cargos de direção pelas várias escolas por onde ia passando. A nível pessoal, considera-se uma pessoa que rege a sua vida através do equilíbrio entre a parte emocional e a racional, sendo a amizade um dos valores que mais preserva. Como cidadão, independentemente do cargo que ocupa, tem-se preocupado desde sempre com as questões sociais ao nível da comunidade onde reside. 
 
O que faz:
Grande parte da sua vida foi dedicada à área da Educação.Foi nomeado diretor de Serviços dos Recursos Materiais da Direção Regional de Educação em 2000, tendo posteriormente ingressado na Câmara Municipal de Albufeira onde permanece até ao momento.
 
Perfil:
Nome: José Carlos Martins Rolo 
Idade: 62
Signo: Aquário 
Profissão: Professor 
Onde reside: Albufeira 
Tempos livres: Agricultura e assistir a eventos desportivos 
Livros: Ficção científica e história das ciências
Qualidade: Pontualidade e rigor 
Defeito: Teimosia 
 
Percurso Profissional e Político:
Começou a dar aulas na Escola Secundária de Linda a Velha, no ano letivo 1980/1981, e um ano mais tarde concluiu a licenciatura em Matemática com 15 valores, uma das melhores médias do curso nesse ano. No ano seguinte, 1982/1983, foi para a Escola Secundária de Loulé, onde assumiu o cargo de vice-presidente do Conselho Diretivo e, simultaneamente, o de presidente do Conselho de Administrativo. Em 1985/1986 é nomeado Presidente da Comissão Instaladora da Escola Secundária de Albufeira, onde permanece até 1999/2000, sempre em funções de direção, primeiro como presidente do Conselho Diretivo, depois Diretor Executivo e no último ano presidente do Conselho Executivo. No final do ano (2000/2001) é nomeado Diretor de Serviços na Direção Regional do Algarve, onde fica responsável pela área de Recursos Materiais que, entre outras coisas integra a área de Informática e os Edifícios e Equipamentos. Durante sete anos lecionou a cadeira de matemática, nos cursos de Engenharia da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Algarve.
 
Foi membro da Assembleia Municipal de Albufeira durante dois mandatos (década de 90) e presidente da Comissão Política Concelhia do PSD de 1992 a 1994. Nas eleições autárquicas de 2001 entrou como vereador na Câmara Municipal, onde para além da responsabilidade dos vários pelouros que lhe foram atribuídos foi nomeado vice-presidente durante vários mandatos.  Exerceu a função de Presidente da autarquia de Novembro de 2001 até ao dia 2 de Novembro de 2013, e, exerce a mesma função desde Março de 2018. 
 
Funções a nível Associativo e Comunitário:
Foi presidente do Conselho Fiscal, presidente da Direção e presidente da Assembleia Geral da Caixa de Crédito Agrícola de Albufeira. Presidente do Clube mais antigo da terra, o Imortal Desportivo Clube. Foi presidente do Rotary Club de Albufeira, por duas vezes, o que nunca tinha acontecido até então. Foi também presidente da Assembleia Geral do Centro de Ciência Viva do Algarve. É Presidente da Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira. 
 
Hobbies: Gosta de ouvir música clássica, assistir a eventos desportivos e conviver com os amigos.
 
Filme Preferido – “Apocalypse Now” de Francis Ford Coppola e “Lawrence das Arábias”, baseado na obra de T. E. Lawrence “Sete Pilares de Sabedoria”
Livro Preferido – “Porta de Minerva” de Branquinho da Fonseca 
Música – Música Clássica e Fado. Também aprecia o Folclore na diversidade de sonoridades e tradições a nível nacional
Instrumento Musical - Concertina e Acordeão
Clube de Futebol - Benfica
Prato de Eleição – Bacalhau à Braz
Personalidades que admira - Leonard da Vinci e Pitágoras
Curiosidade – Em criança gostava de construir os seus próprios brinquedos e já na adolescência, o gosto pela ciência levou-o a realizar algumas experiências com produtos de consumo doméstico.
 
Fonte:CM Albufeira
 
COMENTÁRIOS
 
PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
Nadadora de Faro sagra-se campeã e vice-campeã do Mundo na Coreia do Sul

Nadadora de Faro sagra-se campeã e vice-campeã do Mundo na Coreia do Sul

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
 Liga NOS:Portimonense bate Tondela na segunda jornada

Liga NOS:Portimonense bate Tondela na segunda jornada

ver mais
 
Legislativas:CDU entregou no tribunal lista de candidatos ao círculo eleitoral de Faro

Legislativas:CDU entregou no tribunal lista de candidatos ao círculo eleitoral de Faro

ver mais
 
Nadadora de Faro sagra-se campeã e vice-campeã do Mundo na Coreia do Sul

Nadadora de Faro sagra-se campeã e vice-campeã do Mundo na Coreia do Sul

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio