Albufeira

José Carlos Rolo

 
José Carlos Rolo nasceu em Domingos da Vinha, concelho de Gavião. Depois de uma infância em contacto com o mundo rural, rumou a Castelo Branco, onde fez grande parte do seu percurso escolar.

 
É licenciado em Matemática, pela Faculdade de Ciências da Universidade Clássica de Lisboa, e mestre na área da gestão e políticas públicas pelo Instituto Superior de Ciências Socias e Políticas (ISCSP) da Universidade de Lisboa.
 
Dados Biográficos:
Data de Nascimento:30/01/1956
Naturalidade: Belver – Alentejo
Residência: Em Albufeira desde 1982
 
É um apaixonado pela Matemática, História e pela Física Atómica e Nuclear. Foi esta última área que lhe preencheu os sonhos, como acontece à generalidade dos jovens, de um dia vir a ter um futuro brilhante a trabalhar na NASA. No entanto, “o destino trocou-lhe as voltas” e levou-o a seguir o curso de Matemática, que terminou em 1982, altura em que o ensino passou a fazer parte da sua vida a tempo inteiro e começou a revelar as suas qualidades de liderança, assumindo consecutivamente cargos de direção pelas várias escolas por onde ia passando. A nível pessoal, considera-se uma pessoa que rege a sua vida através do equilíbrio entre a parte emocional e a racional, sendo a amizade um dos valores que mais preserva. Como cidadão, independentemente do cargo que ocupa, tem-se preocupado desde sempre com as questões sociais ao nível da comunidade onde reside. 
 
O que faz:
Grande parte da sua vida foi dedicada à área da Educação.Foi nomeado diretor de Serviços dos Recursos Materiais da Direção Regional de Educação em 2000, tendo posteriormente ingressado na Câmara Municipal de Albufeira onde permanece até ao momento.
 
A 26 de setembro de 2021, foi eleito para um primeiro mandato como Presidente da Câmara de Albufeira, com 32,04% dos votos, contra 25,67% do PS.
 
Perfil:
Nome: José Carlos Martins Rolo 
Idade: 62
Signo: Aquário 
Profissão: Professor 
Onde reside: Albufeira 
Tempos livres: Agricultura e assistir a eventos desportivos 
Livros: Ficção científica e história das ciências
Qualidade: Pontualidade e rigor 
Defeito: Teimosia 
 
Percurso Profissional e Político:
Começou a dar aulas na Escola Secundária de Linda a Velha, no ano letivo 1980/1981, e um ano mais tarde concluiu a licenciatura em Matemática com 15 valores, uma das melhores médias do curso nesse ano. No ano seguinte, 1982/1983, foi para a Escola Secundária de Loulé, onde assumiu o cargo de vice-presidente do Conselho Diretivo e, simultaneamente, o de presidente do Conselho de Administrativo. Em 1985/1986 é nomeado Presidente da Comissão Instaladora da Escola Secundária de Albufeira, onde permanece até 1999/2000, sempre em funções de direção, primeiro como presidente do Conselho Diretivo, depois Diretor Executivo e no último ano presidente do Conselho Executivo. No final do ano (2000/2001) é nomeado Diretor de Serviços na Direção Regional do Algarve, onde fica responsável pela área de Recursos Materiais que, entre outras coisas integra a área de Informática e os Edifícios e Equipamentos. Durante sete anos lecionou a cadeira de matemática, nos cursos de Engenharia da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Algarve.
 
Foi membro da Assembleia Municipal de Albufeira durante dois mandatos (década de 90) e presidente da Comissão Política Concelhia do PSD de 1992 a 1994. Nas eleições autárquicas de 2001 entrou como vereador na Câmara Municipal, onde para além da responsabilidade dos vários pelouros que lhe foram atribuídos foi nomeado vice-presidente durante vários mandatos.  Exerce a função de Presidente da Câmara de Albufeira desde Março de 2018, na sequência do falecimento do autarca Carlos Silva e Sousa. 
 
Funções a nível Associativo e Comunitário:
Foi presidente do Conselho Fiscal, presidente da Direção e presidente da Assembleia Geral da Caixa de Crédito Agrícola de Albufeira. Presidente do Clube mais antigo da terra, o Imortal Desportivo Clube. Foi presidente do Rotary Club de Albufeira, por duas vezes, o que nunca tinha acontecido até então. Foi também presidente da Assembleia Geral do Centro de Ciência Viva do Algarve. É Presidente da Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira. 
 
Hobbies: Gosta de ouvir música clássica, assistir a eventos desportivos e conviver com os amigos.
 
Filme Preferido – “Apocalypse Now” de Francis Ford Coppola e “Lawrence das Arábias”, baseado na obra de T. E. Lawrence “Sete Pilares de Sabedoria”
Livro Preferido – “Porta de Minerva” de Branquinho da Fonseca 
Música – Música Clássica e Fado. Também aprecia o Folclore na diversidade de sonoridades e tradições a nível nacional
Instrumento Musical - Concertina e Acordeão
Clube de Futebol - Benfica
Prato de Eleição – Bacalhau à Braz
Personalidades que admira - Leonard da Vinci e Pitágoras
Curiosidade – Em criança gostava de construir os seus próprios brinquedos e já na adolescência, o gosto pela ciência levou-o a realizar algumas experiências com produtos de consumo doméstico.
 
Fonte:CM Albufeira
(+) Albufeira

Ricardo Teodósio

Alexandre Dionísio

Enzo Messence

Sérgio Brito

Carla Rocha