Sociedade

Filósofo Joan Manoel Del Pozo aborda humanismo no Século XXI em Loulé

O Ciclo de Conferências “Horizontes do Futuro” regressa a 22 de setembro, quinta-feira, pelas 21h30, ao Salão Nobre dos Paços do Concelho, desta vez tendo como orador o filósofo espanhol Joan Manoel del Pozo, que traz o tema “O Humanismo no século XXI: sentido e valores”.

PUB
 
O orador vai propor nesta apresentação que a palavra humanismo seja repensada à luz do século XXI. 
 
Segundo Joan Manoel Del Pozo, «Desde o mundo grego, passando pelo Romano, Renascimento e Iluminismo, são constantes as lições de mudança social e avanço científico derivadas da cultura humanística. Os séculos XIX e XX estão cheios de figuras literárias, científicas, artísticas e filosóficas que nos permitem anunciar um futuro de esperança no século XXI para o avanço humano e social, desde os saberes chamados humanísticos, que nunca deveriam entrar em competição – nem aceitar a competição declarada por outros – com a ciência e a tecnologia».
 
Joan Manuel Pozo fará uma ligação entre a inteligência natural humana com a chamada “inteligência artificial” que advém da digitalização e das novas tecnologias.
 
Joan Manuel del Pozo (La Roda de Andaluzia, Sevilha, 1948) é professor de Filosofia Antiga e Política da Universidade de Girona. Investigou e traduziu a Obra de Cícero para Catalão, bem como a “Utopia” de Thomas More. É diretor do Observatório de Ética Aplicada à Ação Social, Psicologia e Sociosanitaria (Um título de formação académica em Espanha que reúne os serviços de assistência Social e Educativa de pessoas em situação de dependência física ou psíquica).
 
Como político, foi deputado ao Congresso e ao Parlamento da Catalunha e foi Ministro da Educação e Universidades, do Governo autónomo Catalão de Pasqual Maragall. Mantém uma intensa atividade como conferencista em diversos países sobre temas no âmbito da educação e cidades educadoras, política e valores, cidadania, património natural e cultural e educação da sensibilidade, palavra e imagem, valores e contra valores da "sociedade líquida", entre outros.