Portugal e Espanha vão estar em destaque no próximo concerto do Festival Internacional de Música do Algarve - FIMA 2018.
O concerto “Iberia” acontece no Auditório Municipal de Lagoa esta sexta-feira, 6 de abril, a apartir das 21h00, e apresenta obras de compositores que têm fortes raízes em dois países inspiradores.
“Salientando os pontos de contacto estéticos e estilísticos” da música de compositores modernistas e “celebrando as suas especificidades”, como descreve o Maestro Rui Pinheiro, Diretor Artístico do FIMA 2018, o concerto “Iberia” junta em palco dois nomes do panorama musical internacional – o maestro Martin André e a guitarrista Gaëlle Solal.
Natural do Reino Unido, Martin André é o único maestro que dirigiu todas as grandes companhias de ópera britânicas e apresenta-se no sul do país para dirigir a Orquestra Clássica do Sul no âmbito do FIMA 2018. O programa do concerto “Iberia” inclui a estreia da orquestração da Suite “Al-Gharb”, uma encomenda da própria Orquestra. A obra inicial foi escrita em 1941 por Tomás de Lima, enquanto suite de 8 peças para piano, e é agora apresentada numa versão orquestral. De carácter impressionista, a Suite “Al-Gharb” faz uma descrição sonora da paisagem algarvia, descrevendo personagens, lugares e tradições.
Um dos momentos altos do evento será a interpretação do “Concierto de Aranjuez”, de Joaquín Rodrigo, pela eminente guitarrista francesa Gaëlle Solal. O programa do concerto inclui ainda as obras “Duas Melodias para Cordas” de Freitas Branco e a suite de “Amor Brujo”, do compositor Manuel Falla.
Os bilhetes podem ser adquiridos na bilheteira do Auditório Municipal de Lagoa ou através da ligação: http://www.fima.com.pt/pt/bilheteira