Sociedade

Fogo espalha-se por Monchique, Silves e Portimão (C/VÍDEO)

O fogo de lavra desde a última sexta-feira, continua a surpreender a Proteção Civil, com avanços e recuos, ao "sabor" do vento muito forte, das projeções e reacendimentos.

PUB
 
As chamas já consumiram cerca de 17 mil hectares.
 
Nesta altura além de Monchique, os concelhos de Silves e Portimão também estão a ser fustigados pelo fogo, que não para de avançar. 
 
Só ontem à noite, cerca de 250 pessoas tiveram de ser desalojadas por precaução, tendo sido distribuídas por Misericórdias e residenciais da região.
 
Ontem à noite houve um corte de energia em Monchique, a EDP confirmou que até agora foram danificados 40kms de linhas elétricas, há também registo de constrangimentos nas linhas telefónicas.
 
Segundo os últimos dados da Proteção Civil, 70 pessoas receberam assistência médica, entre operacionais e civis com 29 feridos ligeiros e 1 grave, uma mulher de 72 anos que se encontra em Lisboa, com prognóstico favorável.
 
Hoje também o Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, anunciou que a coordenação do incêndio passa a ser feito pelo Comando Nacional da Proteção Civil, "para reforçar a mobilidade de meios".
 
O ministro apelou à "serenidade e tranquilidade".
 
No terreno estão 1283 operacionais, com 401 viaturas e 17 meios aéreos.