Ambiente

Foi apresentado em Aljezur, o livro e exposição “Áreas Marinhas Protegidas da Costa Sudoeste”

 
Foi apresentado o livro e a exposição “Áreas Marinhas Protegidas da Costa Sudoeste” na Associação de Pescadores do Portinho da Arrifana e Costa Vicentina (APPACV).

Trata-se de uma exposição itinerante que está patente no concelho de Aljezur, durante os próximos 3 meses, seguindo depois para os municípios de Odemira e Vila do Bispo.
 
Nestes dois elementos, são apresentados alguns dos principais resultados obtidos no projeto MARSW (https://marsw.pt). O destaque é dado a temáticas relevantes para o conhecimento e conservação do Parque Marinho do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. 
 
Informações sobre espécies com interesse conservacionista, como o mero, ou com interesse comercial, como o percebe, de habitats considerados prioritários para a conservação, como as grutas submarinas, ou de atividades humanas, como a pesca comercial, que são parte integrante da região costeira abrangida por esta área marinha protegida, são alguns dos temas abordados na exposição.
 
O trabalho foi desenvolvido no âmbito do projeto MARSW, cuja coordenação e execução científica foram asseguradas por um consórcio constituído pelos polos do MARE da Universidade de Évora e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e pelo CCMAR (Universidade do Algarve). O projeto foi cofinanciado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), e comparticipado pelo Fundo Ambiental e pelas Câmaras Municipais de Aljezur, Odemira e Vila do Bispo, tendo sido promovido pela LPN em parceria com o ICNF.