Sociedade

“Folequestra” sobe ao palco da Fortaleza de Sagres

 
A Fortaleza de Sagres recebe o projeto Folequestra no próximo sábado, dia 28, pelas 18h00.

 
“Folequestra” é um projeto inovador que apresenta o talento aliado à juventude, boa disposição, modernidade do acordeão e a versatilidade dos seus elementos.
 
Segundo fonte da Direção Regional de Cultura do Algarve, “de repente vemos acordeonistas transformarem-se em percussionistas, cantores e dançarinos. Uma abordagem ao fado, tango e clássicos imortais, incluindo a exploração de autores algarvios”.
 
Dirigida pelo Professor Nelson Conceição, compositor premiado internacionalmente e autor de arranjos, este agrupamento tem vindo a alcançar notoriedade, sendo o primeiro grupo de acordeões a vencer o Troféu Nacional de Acordeão na categoria de Orquestra de Excelência.
 
Segundo nota da DRC do Algarve, “pretende-se com este projeto aproveitar a nova dinâmica da prática do acordeão, criando um espetáculo musical em que este instrumento está presente mas com novas abordagens à música portuguesa, passando pelo jazz ou tango, com momentos de virtuosismo e com traços das nossas raízes, misturando-se com outros instrumentos como a guitarra clássica, contrabaixo, percussões e vozes, trazendo assim novas sonoridades”.
 
Folequestra é uma iniciativa promovida pela AGAL – Associação Grupo de Amigos de Loulé – integrada no DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos – programa cultural da Direção Regional de Cultura do Algarve.