O FolkFaro é uma organização anual do Grupo Folclórico de Faro, que se realiza desde 2003 e que conta com o apoio principal do Município de Faro. O Teatro das Figuras recebe, mais uma vez, a gala de abertura, no domingo, dia 17, às 21h30.
A gala contará com a participação do grupo anfitrião, e de seis grupos internacionais convidados, podendo os bilhetes ser adquiridos na bilheteira do Teatro, na BOL – Bilheteira online, ou ainda nas lojas FNAC e Worten.
De acordo com a organização, mais de uma centena de grupos de todo o mundo se propõem, participar no FolkFaro, no entanto, a seleção é efetuada com base em critérios de qualidade e diversidade.
Este ano, estão confirmadas as presenças dos seguintes grupos:
BRASIL - Grupo de Cultura Os Cariris (Taperoá) – a partir de 19/8
CHILE - Walmapu Compañia Folklórica de Chile (Santiago)
ESPANHA - Grupo de Danzas Ciudad de Dos Hermanas (Sevilla)
GEÓRGIA - Georgian State Company Gurjaani (Kakheti)
GUATEMALA - Compañia de Danza Raxela (Cidade de Guatemala)
MÉXICO - Grupo de Danza Folklórica Macuilxochitl (San Luis Potosi)
POLÓNIA - Folk Ensemble of Medical University of Lublin
PORTUGAL - Grupo Folclórico de Faro (Cancioneiro, Infantil e Adulto)
Haverá também lugar à participação de outros grupos nacionais e locais, não só de folclore como de outras expressões artísticas, como Sandra Cristo (Hino do FolkFaro - “Unidos por um Laço”), Clube de Danças João de Deus, Grupo Danzas Venezolanas Araguaney, Grupo Folclórico e Etnográfico da ARPI, Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão, Rancho Folclórico de Loulé e Grupo Folclórico da Corredoura (Guimarães).
Os espetáculos diários, em Faro, realizam-se no palco do Passeio da Doca, nas noites de 18 a 23 de agosto, às 22 horas.
Em cada uma das noites, atuam dois ou três grupos de países diferentes, culminando no espetáculo de encerramento, no sábado (23), com os sete grupos internacionais participantes, aos quais se junta o anfitrião — o Grupo Folclórico de Faro.
O FolkFaro leva o folclore internacional aos concelhos de Faro, Loulé, Olhão, S. Brás de Alportel, Tavira e Vila Real de Santo António num total de 12 localidades.
Diversos grupos do FolkFaro participam nos festivais de Moncarapacho e da Luz de Tavira, em parceria com os grupos folclóricos locais e são renovadas as parcerias com o FestiFolk España, integrando circuitos ibéricos de grupos internacionais, e com o Festival de Danzas de Villablanca (província de Huelva), com a transição de grupos entre os dois festivais.
As animações de rua, assim como os desfiles dos grupos na baixa de Faro e as animações no Moto Clube de Faro irão promover um ambiente de festa à cidade.
Diversos programas especiais fazem parte das atividades do FolkFaro, procurando chegar a públicos que, normalmente, não teriam oportunidade de assistir aos espetáculos principais.
A Gala Sénior, iniciativa que teve início em 2024, é um espetáculo dedicado aos mais idosos, para o qual se convidam os utentes das diversas instituições do concelho, e que este ano decorrerá no Auditório do IPDJ, na tarde de terça-feira (19/8), pelas 15h30.
Já os programas para crianças acontecem na Biblioteca Municipal de Faro, na manhã de quinta-feira (22), e no Refúgio Aboim Ascensão, na manhã seguinte, com a participação de diversos grupos internacionais.
Haverá ainda um programa para reclusos, com um espetáculo no próprio Estabelecimento Prisional de Faro.
O hastear de bandeiras dos países participantes, ao som dos respetivos hinos nacionais, seguido da plantação da árvore da amizade, são dois momentos simbólicos que decorrerão na manhã de segunda-feira (18), no passeio da Doca e no Jardim Manuel Bívar. À tarde, os grupos serão recebidos oficialmente pelo presidente da Câmara, Rogério Bacalhau, no Salão Nobre do Município.
Os ateliers de dança, na Escola EB 2,3 Santo António, de quarta a sexta, às 18h00, irão permitir aprender e praticar um pouco das danças do mundo através dos grupos que participam no festival.
A missa, na Igreja da Sé, na manhã do último dia do festival (sábado, 23), é outro momento que marca o evento.
A transmissão online nas diversas plataformas e redes sociais é assegurada peça Mais Algarve. A gala de abertura, os espetáculos no palco do Passeio da Doca, a celebração ecuménica e outros momentos do festival poderão ser vistos em qualquer parte do mundo.
O Folkfaro é o único festival no Algarve com a certificação internacional do CIOFF® — Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore e Artes Tradicionais, uma organização não-governamental (ONG) com relações formais de consulta com a UNESCO, criada em 1970 com o objetivo de salvaguardar a promoção e difusão da cultura tradicional e do folclore. Está atualmente representado em mais de 70 países e reúne mais de 250 festivais internacionais em todo o mundo.
Para além do apoio principal da Câmara Municipal de Faro, outras entidades públicas como a CCDR Algarve — Cultura, a Fundação Inatel, as Câmaras Municipais de Loulé, S. Brás e Vila Real de Santo António, União de Freguesias de Faro, Ayuntamiento de Villablanca, Teatro Municipal de Faro, Fagar e Agrupamento de Escolas João de Deus apoiam ou colaboram com a organização do evento.