No passado dia 6 de dezembro foi inaugurada a obra de reabilitação da Fonte Velha, a primeira intervenção a estar concluída no âmbito do Projeto de valorização do património “Memórias da Terra - da Fonte Velha ao Poço Novo”.
Esta obra foi adjudicada pelo montante de 21.395,54€.
Este investimento da autarquia são-brasense conta com a comparticipação de 65% do Quadro Comunitário de Apoio – Programa PRODER, Subprograma n.º 3, do FEDER.
A cerimónia de inauguração contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Vitor Guerreiro, vereadores, Presidente da Junta de Freguesia de São Brás de Alportel, David Gonçalves, e do Presidente da Associação IN LOCO, Nelson Dias, coordenador do GAL – Grupo de Ação Local, a quem cabe a gestão local do programa de financiamento comunitário PRODER; entre outras entidades e moradores.
O Grupo de Música Tradicional “Veredas da Memória” deu início à sessão, entoando com cantares típicos, alusivos à agua. Seguiu-se uma breve intervenção de Nelson Dias que enalteceu o esforço da autarquia por esta obra, “A Câmara Municipal de São Brás de Alportel foi aquela que melhor uso fez dos fundos comunitários, apresentando um maior número de projetos, valorizando de forma exemplar o património concelhio”.
O edil são-brasense, Vitor Guerreiro sublinhou a importância de aproveitar os fundos comunitários para preservar o património são-brasense. “Esta primeira inauguração do Projeto Memórias da Terra reflete a valorização que é feita a estes espaços com história, espaços que fizeram em tempos parte do dia-a-dia dos são-brasenses e que hoje ganham uma nova vida, enquanto espaços de memória e lazer para as novas gerações.”