O foral novo de Aljezur, concedido pelo rei D. Manuel I, em 1 de junho de 1504 foi alvo de uma intervenção de salvaguarda.
Segundo refere o Município de Aljezur em nota publicada, este documento histórico e outro do Arquivo Nacional Torre do Tombo, designadamente o Foral de Aljezur, concedido pelo Rei D. Dinis em 12 de novembro de 1280, estiveram, recentemente, na exposição “A identidade do Algarve – Forais, Alvarás e Cartas Régias”, no Espaço+ em Aljezur.
Após essa iniciativa que assinalou a comemoração da semana internacional dos arquivos, no âmbito da adesão do Município à rede de arquivos do Algarve, procedeu-se à avaliação de conservação do estado do foral novo, que apresentava alguns sinais de degradação, próprios do passar do tempo, nomeadamente, deformações e pequenas manchas na superfície do pergaminho e problemas de estabilidade química nas ferragens existentes na pasta da frente e verso, observando-se ainda a oxidação da liga metálica sobretudo nos elementos decorativos, explica a autarquia.