Sociedade

Foram observadas 122 espécies de aves em Sagres

Foto|Diogo Oliveira
Foto|Diogo Oliveira  
Segundo a organização, a 11ª edição do Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza "foi, mais uma vez, um sucesso", destacando-se este ano uma maior afluência de portugueses.

Foram 4 dias com mais de 200 iniciativas dedicadas à Natureza, realizadas em vários pontos de Sagres, desde o centro da vila ao Cabo de São Vicente, passando pelo Forte do Beliche, a Cabranosa e o Monte da Esparregueira. 
 
Em caminhadas e pontos de observação fixos, foram observadas 122 espécies de aves, entre as quais se destacaram o falaropo-de-bicogrosso, a gaivota-de-sabine, o falcão-da-rainha e o borrelho-ruivo. No mar foram observadas também várias aves marinhas, baleias-comuns (o 2º maior animal do mundo!) e grupos de várias centenas de golfinhos.
 
Nesta edição uma das grandes novidades foi o Festival Online, que teve sessões via Internet a decorrer ainda antes do festival ter início. Estes webinares envolveram 750 participações de pessoas que puderam viver um pouco do espírito do Festival a partir das suas casas. 
 
Muitas das sessões online irão agora ser disponibilizadas no YouTube.
 
Os webinares podem ser (re)vistos brevemente também no YouTube em www.youtube.com/channel/UCJLX9wKI8zMoXsp_cTmJYuA e o Festival deste ano pode ser relembrado nas redes sociais em www.facebook.com/birdwatchingfestivalofsagres e
Instagram www.instagram.com/sagresbirdwatchingfestival.
 
O Festival é organizado pela Câmara Municipal de Vila do Bispo, em parceria com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e a Associação Almargem.