A autarquia realizou entre os dias 4 e 7 de junho, mais uma edição da Semana da Criança e do Ambiente em Olhão.
Mais de 3.000 crianças passaram pelo Jardim Pescador Olhanense, onde se viveram momentos de animação e de companheirismo num evento que vem ganhando expressão, ano após ano.
“Conhecer o passado para preservar o futuro” foi o tema que juntou todos os alunos do pré-escolar e 1º Ciclo do ensino básico público e privado do concelho.
Insufláveis, pintura mural, percorrer circuitos gímnicos ou fazer pinturas faciais, eram as sugestões da autarquia para este ano, a que se acrescentou um espetáculo de circo-teatral, intitulado O Pirata Mexilhão, o salvador dos oceanos, malabaristas ou um circuito de prevenção rodoviária.
Para além da parte lúdica, as crianças olhanenses também tiveram oportunidade de conhecer trabalhos de expressão plástica realizados no âmbito do património local e das lendas de Olhão, onde a vertente ambiental está presente.
A empresa municipal Ambiolhão foi uma das entidades a marcar presença promovendo várias iniciativas, além do Arquivo, Biblioteca e o Museu municipais. A Divisão de Educação e Desporto da autarquia e os Bombeiros Municipais de Olhão também fizeram parte desta iniciativa.
Os Centros de Ciência Viva de Faro e Tavira, o Parque Natural da Ria Formosa, o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens, a UCC Olhar + do Centro de Saúde de Olhão, o Zoomarine e a empresa Águas do Algarve, foram outras entidades presentes.
“As crianças olhanenses merecem esta iniciativa do Município. É uma forma de celebrarmos a infância e de oferecermos diversão e conhecimento aos mais novos, que são o futuro deste concelho. Passaram pelo Jardim Pescador Olhanense mais de 3.000 crianças. Viveram-se quatro dias de muitas atividades. O balanço é extremamente positivo”, referiu o presidente da Autarquia, António Miguel Pina.