No dia 12 de maio decorre, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, entre as 10h30 e as 18h30, a formação “O Livro – cabeça, tronco e membros”, numa organização da Associação Semente de Alfarroba, com o apoio da Câmara Municipal de Tavira.
As formadoras, Antonella Gilardi, Leonor Pêgo e Vera Baptista, abordam o livro, relacionando-o com os processos criativos, as expressões artísticas e o aspeto lúdico. O livro é o ponto de partida para três sessões de descoberta, onde de uma forma interdisciplinar, abre-se o leque de possibilidades no desenvolvimento de projetos com crianças e jovens, frisa nota da autarquia.
Esta formação destina-se, essencialmente, a professores, educadores e bibliotecários, embora possam inscrever-se todos os que manifestem interesse na matéria.
Acerca das formadoras:
Antonella Gilardi
Formadora, professora e técnica/animadora na área lúdica, do teatro, da expressão dramática e da educação não formal. Cofundadora da Associação Contrabandistas de Estórias e membro da Associação Partilha Narrativa. É contadora de histórias e dinamiza oficinas e projetos à volta dos livros para crianças, da mediação da leitura e da criação de oficinas lúdico/artísticas.
Leonor Pêgo
Formada em Escultura, pela FBAUL – Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.
Vive e trabalha, na Parede, sempre inspirada pela proximidade do mar e pela natureza. Mãe de duas filhas e amante de livros. Trabalha, há vários anos, em contextos escolares, desenvolvendo projetos em torno do livro como objeto artístico e na implementação de ludo bibliotecas. Desenvolve, paralelamente, oficinas artísticas em serviços pedagógicos, nomeadamente, na Fundação Calouste Gulbenkian e no Teatro Municipal Maria Matos.
Vera Baptista
Encantada, desde muito pequena, pelo poder dos livros e das histórias escolheu partilhar este gosto com o público. Formada em Psicologia, descobriu o reflexo da essência humana na escuta das histórias tradicionais e na leitura de livros para a infância.
Teve formação em técnicas de narração oral e de leitura em voz alta, tendo o Curso de Dança na Comunidade despertado o interesse em transportar o corpo para as histórias que conta. É contadora e dinamiza bibliotecas escolares de algumas escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, nos concelhos de Lisboa e Cascais.