Cultura

Fortaleza de Sagres apresenta novas atividades educativas

Foto - João Pedro Costa
Foto - João Pedro Costa  
Com a reorganização da área do património cultural do Estado, a Fortaleza de Sagres entra em 2024 afeta à Museus e Monumentos de Portugal, E.P.E, passando a integrar um conjunto de 38 museus e monumentos de relevância cultural e patrimonial.

Recorde-se que a Fortaleza de Sagres, classificada como monumento nacional, é um dos monumentos mais visitados do país e o mais visitado a Sul do Tejo.
 
Além do novo centro expositivo, inaugurado oficialmente em março de 2023, e o cento de arte contemporânea, destinado a exposições temporárias, o serviço de educação e mediação cultural propõe um conjunto de novas ofertas educativas, integrando diversas oficinas e projetos, já disponíveis no website do Promontório de Sagres.
 
Entre as propostas de criação de novos conteúdos ou a interpretação de outros já existentes, a Fortaleza de Sagres apresenta as oficinas "Habitantes da Fortaleza", "Pickles de Funcho Marítimo", que já acolheu públicos muito distintos, "Matemática da Fortaleza" e o Jogo "Rosa dos Ventos". Este último é um jogo educativo, onde são exploradas várias temáticas relacionadas com o monumento: a sua história, a sua paisagem cultural, as viagens de expansão marítima portuguesa, bem como a biodiversidade do Promontório.
 
Encontra-se ainda em preparação o programa cultural para 2024, que será apresentado brevemente. O Promontório de Sagres foi distinguido com a Marca do Património Europeu, no ano de 2015.