Sociedade

Fortaleza de Sagres com ciclo de cinema e concerto em formato wi-fi

 
A Direção Regional de Cultura do Algarve tem na agenda mais duas iniciativas para dinamizar a Fortaleza de Sagres nos próximos dias.

 
Primeiro acontece a segunda sessão de “Descobrimentos, Migrações e Viagens” – Ciclo de Cinema e Debates, terá início no Auditório da Fortaleza de Sagres, dia 11 de outubro, pelas 21h00, com a exibição do documentário “Deltas, Back to Shores”, de  Charlie Petersmann.
 
“Deltas, Back to Shores”(2016), documentário inédito em Portugal, coloca-nos perante duas histórias de migração, cujas semelhanças revelam a necessidade e dificuldade de encontrar um lugar para si, num mundo em estado de crise.
 
A exibição, também integrada na programação do 10º Festival de Observação das Aves e Atividades de Natureza (Sagres 10-13 de outubro), será seguida de uma conversa/debate entre o biólogo do CIBIO, Bruno Herlander Martins, e a antropóloga Maria José de Abreu, onde serão procuradas parecenças e diferenças entre as migrações humanas e animais.
 
“Descobrimentos, Migrações e Viagens” é um projeto promovido pelo Cineclube de Faro que tem uma terceira sessão de cinema agendada na Fortaleza de Sagres, dia 9 de novembro.
 
Este projeto integra a programação do DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos –  uma iniciativa da Direção Regional de Cultura do Algarve.
 
No próximo dia 12 de outubro, pelas 19h30, a Fortaleza de Sagres será também palco do projeto musical “Riding a Meteor”.
 
Projeto multidisciplinar onde a música, pontos de luz e conceitos cinematográficos criam ambientes singulares, em “Riding a Meteor” a palavra viagem é a chave. 
 
O desenvolvimento conceptual é de Luís Caracinha, Rui Guerreiro e Mónica Brazuna e os músicos em palco serão: António Barradinhas (voz), Bárbara Santos (violoncelo), Davis Sousa (teclas e sintetizadores), Gabriel Costa (baixo), Ivo Ferreira (guitarra), Luis Caracinha (guitarra e sintetizadores) e Ruben Azevedo (bateria).
 
O concerto (ao ar livre) será escutado pelo público através de headphones wi-fi, permitindo a mobilidade ao público num raio de 20 metros.
 
A entrada e participação é gratuita, mas limitada a 100 pessoas, com inscrição e validação obrigatória através do site https://www.epopeia-records.pt/ram-sagres.html.
 
A organização recomenda a utilização de roupa quente e cómoda, corta-ventos, lanterna e almofada (caso queira sentar-se de forma mais confortável), no entanto, caso as condições atmosféricas se confirmem demasiado adversas, o concerto será reagendado e a nova data indicada com o máximo de antecedência possível.
 
O concerto tem a produção do Club Farense e da Epopeia - Make It Happen e integra o programa DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos –  iniciativa da Direção Regional de Cultura do Algarve.