Cultura

Fortaleza de Sagres recebe "Cinema à hora certa"

 
"Cinema à hora certa" leva o "Best of Avanca International Film Festival" às sextas e sábados entre 23 de setembro e 15 de outubro à Fortaleza de Sagres. Serão 6 sessões por dia às 11h00, 12h00, 13h00, 14h00, 15h00 e 16h00, num programa votado pelos alunos do Algarve, que no final do último ano letivo, tiveram a oportunidade de ver curtas metragens de animação de todo o mundo.

Trata-se de um projeto de Isa Catarina Mateus, Vice-presidente da Federação Portuguesa de Cineclubes, através do Departamento de Cinema e Educação da Federação Internacional de Cineclubes, numa co-organização do Festival com a associação PAFACUL (Património Artes Formação Ambiente Cultura) sediada no barlavento algarvio, com o apoio da Federação Portuguesa de Cineclubes, Município de Vila do Bispo, Freguesias do concelho, Direção Regional de Cultura do Algarve e do Promontório de Sagres. A iniciativa insere-se nas Jornadas Europeias do Património.
 
A proposta proporciona à comunidade e aos visitantes o contacto com o melhor do cinema de animação premiado internacionalmente que realça as questões ambientais e sociais. A seleção de filmes inclui obras de Portugal, Argentina, Eslovénia, França, Itália e Turquia.
 
As projeções decorrem no Auditório da Fortaleza de Sagres.  
 
O Festival de Cinema AVANCA, que comemorou recentemente 25 anos, reúne cinema do mundo numa organização conjunta do Cine Clube de Avanca e do Município de Estarreja com o apoio de outras entidades. Acontece sempre na última semana de julho e tem, ao longo do ano, extensões em diversas localidades no país e no estrangeiro.