Vai ser implementado o projeto "NOVA Escola de Sagres".
No âmbito do programa DiVaM 2017 – Dinamização e Valorização dos Monumentos - que tem como tema central “Lugares de Globalização” a Direção Regional de Cultura do Algarve está a organizar o evento “NOVA Escola de Sagres”, projeto promovido pelo Centro de Ciência Viva de Lagos, que irá acontecer na Fortaleza de Sagres, nos dias 19 e 20 de maio.
A implementação do projeto "NOVA Escola de Sagres" pretende reunir na Fortaleza de Sagres diversas áreas do saber prático, passado e atual, como justificação conceptual na dinamização de atividades relacionadas com a artes de navegar, a História e o conhecimento que resultaram no primeiro grande evento da Globalização – os Descobrimentos.
Conforme informou a Direção Regional de Cultura do Algarve, "pretende-se que em cada atividade sejam abordados conceitos que remetam para um contexto histórico, mas relacionando-os com os conhecimentos da atualidade e com os novos saberes, tecnologias e produtos, recorrendo a ferramentas atuais e de elevada tecnologia".
Cada participante terá a oportunidade de experimentar com as suas próprias mãos, atividades como a construção de uma caravela modular de 6 metros de comprimento, a exploração de instrumentos de navegação, construção de mapas, cartas e relógios de sol, a exploração das plantas dos descobrimentos e outras atividades práticas de cariz científico e tecnológico.
O projeto integra ainda um workshop - oficina de seleção, recolha, limpeza e conservação de sementes, dinamizada por José Miguel Fonseca, da Almargem – Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve; a Palestra “O Infante D. Henrique como criador de Sagres: entre o mito a invenção dos Descobrimentos” por José Maria Garcia da Universidade de Lisboa, a exposição “Plantas na Primeira Globalização” e ainda uma observação astronómica.
Algarve Primeiro