Desporto

Fórum de Arbitragem organizado pela Federação Portuguesa de Futebol teve lugar em Faro

A 19ª edição do Fórum de Arbitragem, organizado semestralmente pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), trouxe este fim de semana até à Associação de Futebol do Algarve (AFA) a discussão dos temas mais prementes da arbitragem portuguesa. Pela primeira vez no Algarve, a iniciativa do Conselho de Arbitragem (CA) da FPF voltou a juntar os responsáveis de todos os CA distritais.

PUB
Segundo a Associação de Futebol do Algarve, a questão do recrutamento e de novos árbitros e da retenção dos mesmos para o futuro, continua a ser um assunto que preocupa os responsáveis da arbitragem distrital, independentemente da sua dimensão.
 
Durante os dois dias de discussão falou-se de arbitragem no feminino, de futebol e futsal, mas também da Academia de Arbitragem, do plano de formação contínua dos árbitros e da plataforma Score-centro de treino. 
 
Foi ainda anunciada a criação do curso de nível 1 para o futsal e a criação do CORE nacional feminino. Para além disso, foi abordado o plano estratégico da FPF para 2030, do qual a arbitragem também faz parte, inserido no pilar estratégico da qualificação de recursos. A ideia principal é que a FPF seja um formador de excelência nas diversas áreas, o que será igualmente aplicado no setor da arbitragem. Este plano será apresentado em pormenor num futuro muito próximo a todos os CA distritais e regionais, de forma a ser rapidamente implementado, realça comunicado da AFA.
 
Durante o evento, foi homenageado o antigo árbitro e reconhecido agente de arbitragem algarvio José Filipe pelos seus 50 anos de dedicação à arbitragem.
 
A cerimónia de abertura contou com as intervenções de José Fontelas Gomes, Vítor Filipe, em representação do presidente da Câmara Municipal de Faro, Custódio Moreno, Diretor Regional do Instituto Português do Desporto e Juventude, Reinaldo Teixeira, Presidente da Direção da AFA, e Sérgio Piscarreta, Presidente do CA da AFA.
 
No encerramento, para além de José Fontelas Gomes, Reinaldo Teixeira e Sérgio Piscarreta, discursaram José Alberto Ferreira, Diretor da FPF, Bernardino Pedroto, vice-presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol, e Nuno Silva, diretor da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol.
 
Como é tradição, foi desde já atribuída a organização da próxima edição do Fórum de Arbitragem, que ocorrerá com organização da Associação de Futebol de Viana do Castelo.