"Fish pay attention to the Moon" é o nome da primeira exposição do fotógrafo algarvio José Graça, que tem inauguração marcada para 2 de setembro, sexta-feira, às 17h00, na Biblioteca Municipal José Mariano Gago em Olhão, onde poderá ser visitada até 28 de setembro.
Segundo o autor, este é um documentário de fotografia sobre a pesca do polvo que, ao longo de 28 imagens, visa salientar o trabalho árduo do pescador "de uma forma complexa e pura". O fotógrafo adverte, porém, que o polvo acaba por ser o protagonista, ao revelar algumas das suas façanhas.
Deixando um especial agradecimento à tripulação da embarcação "André Sousa" e ao mestre "Rogério", o autor descreve esta experiência fotográfica como uma "conexão inesquecível à cultura da sua terra", ao ponto de decidir partilhá-la publicamente nesta sua primeira exposição.
José Graça sublinha que esta exposição não teria sido possível sem o apoio de José Bacelar, Manuel Teixeira e Ruben Mália, estendendo os agradecimentos a todas as entidades e pessoas que facilitaram o processo, designadamente, Capitania da Fuzeta, Biblioteca Municipal de Olhão e Câmara Municipal de Olhão.
O autor que é natural da vila da Fuzeta, trabalha como fotógrafo desde 2013. Em 2019, decidiu formar-se no Instituto Português de Fotografia, no Porto. Tem-se dedicado maioritariamente à fotografia editorial e de autor (documental).