Cultura

Fotógrafo portimonense mostra "Planeta em Fúria" no Museu de Portimão

 
Integrada nas Comemorações do Dia da Cidade de Portimão, a inauguração da exposição "Planeta em Fúria", de Bruno Gonçalves, está marcada para o dia 11 de dezembro, pelas 17h00, no Museu de Portimão.

Bruno Gonçalves, engenheiro do Ambiente de profissão, natural de Portimão e apaixonado pelos fenómenos extremos da atmosfera, começou a fazer registos fotográficos de algumas trovoadas no Algarve há alguns anos e, hoje em dia, visita outros territórios em busca das tempestades mais severas do planeta, nomeadamente o conhecido "Tornado Alley" nos Estados Unidos ou vulcões.
 
As dinâmicas da Natureza, seja na atmosfera, seja em vulcões ou noutros locais igualmente poderosos, podem gerar imagens fortes de grande beleza mas destruidora. Atualmente, o mundo enfrenta problemas relacionados com as Alterações Climáticas, como a escassez de água sentida em muitos locais e também no Algarve.
 
"Planeta em Fúria" pretende mostrar esse lado mais intenso e furioso, mas belo, do poder da Terra, bem como alguns dos efeitos da seca, aos olhos de um fotógrafo de tempestades e eventos severos, sensibilizando para o facto de vivermos num "Planeta em Fúria", e que cabe a todos promover ações que minimizem esta mesma fúria de forma a tentar "alimentar" a sustentabilidade do planeta.
 
A exposição que estará patente no Museu de Portimão, até 19 de fevereiro de 2023, pode ser visitada no seguinte horário: terça-feira das 14h30 às 18h00 e de quarta-feira a domingo das 10h00 às 18h00.