Sociedade

Fragata histórica francesa a caminho de Portimão

Trata-se de um veleiro de guerra histórico da marinha francesa do século XVIII.

PUB
 
A fragata histórica francesa Hermione, irá atracar e estar em exibição no Porto de Portimão durante os dias 8, 9 e 10 de maio de 2018, numa paragem incluida na viagem de navegação de longa duração.
 
Este veleiro de guerra histórico da marinha francesa do século XVIII trará cerca de 80 tripulantes voluntários que procuram nesta "aventura" a difusão e proclamação de valores como a liberdade, fraternidade e tolerância.
 
Na sua viagem Voyage Hermione 2018 passará por diversas cidades mediterrânicas e atlânticas como La Rochelle (França), Tânger (Marrocos), Barcelona (Espanha), Sète (França), Toulon (França), Marselha (França), Port Vendres (França), Bastia (França), Portimão (Portugal), Pasaia (Espanha), terminando em Bordéus (França) após quatro meses e meio da sua largada.
 
Os algarvios terão assim durante os três dias de maio em que o barco estiver atracado em Portimão, a oportunidade de conhecer o veleiro bem como assistir a um conjunto de espetáculos artísticos e culturais promovidos pela associação UFE Algarve, associação da comunidade francófona residente no Algarve, em parceria com a Câmara Municipal de Portimão e com o apoio da Embaixada da República Francesa em Portugal.
 
Refira-se que a Hermione, também conhecida como a Fragata da Liberdade, simboliza um dos mais emblemáticos veleiros da marinha francesa. 
 
Tendo sido construído no momento em que a frota armada da marinha francesa passava por um momento de crise, a Hermoine traduziu o sonho do rei de reconstruir uma armada poderosa para defender os ideais humanistas e de fraternidade. 
 
Sob a liderança do Marquês De La Fayette a Hermoine teve um papel de extrema relevância na luta pela independência dos Estados Unidos contra a coroa real britânica.
 
Após vários anos de missões no Atlântico, a Hermoine encalhou sobre um banco de rochedos ao largo de Croisic, na Bretanha. A associação Hermione Lafayette reconstruiu uma réplica deste barco com recursos ao mesmo tipo de ferramentas e métodos da sua época de construção. A reconstrução foi finalizada em 2015 após 17 anos de trabalho.
 
A UFE Algarve pertence à rede UFE, união dos franceses do estrangeiro, a mais importante associação de franceses no mundo. Presente em 150 países através de 170 representações de direito local, com estatuto de interesse público, celebrando este ano 90 anos de existência.
 
A UFE ALGARVE é hoje a mais importante das associações da rede em Portugal e no mundo pelo número de associados.
 
Os objetivos da associação são o acolhimento, a convivência, a solidariedade, e a difusão dos valores humanistas da cultura francesa no estrangeiro. 
 
É neste contexto que se insere o projeto Hermione em Portugal: acolher a fragata símbolo de liberdade e de entreajuda entre os povos, e dar a conhecer os valores sociais e ambientais que lhe estão associados.