O músico e professor Francisco Rosado é homenageado esta quarta-feira na Associação Recreativa e Cultural dos Músicos de Faro.
O momento terá início ás 20h30 e envolve a família, amigos, alunos e todos quantos queiram prestar uma homenagem ao grande amante e promotor da flauta, da Música Antiga e da corrente cultural.
Francisco Rosado nasceu em Faro em 1951 e veio a falecer no passado dia 23, vítima de doença súbita.
«Natural de Faro (20 de junho de 1951), foi nessa cidade que frequentou os estudos até ao ensino secundário. Opositor ao regime de Salazar, partiu para Paris, obtendo o estatuto de exilado político da ONU.
Um ano após a Revolução dos Cravos, em 1975, regressou à sua terra natal para continuar os estudos na área da música. Estudou flauta de bisel com Catarina Latino e Pedro Couto Soares, tendo participado em várias master classes promovidas pela Fundação Calouste Gulbenkian.
Foi no ensino e na promoção da música antiga que assumiu grande destaque no Algarve, nomeadamente em Faro e Loulé. Foi um dos fundadores do Grupo de Música Antiga do Conservatório e constituiu o Consort de Flautas do Conservatório Regional do Algarve Maria Campina.
Francisco Rosado esteve também ligado à programação dos Encontros de Música Antiga de Loulé desde 1999, tendo sido o seu grande mentor e durante todas as edições o seu diretor artístico.
Fundou o Ensemble de Flautas do Centro de Expressão Musical de Loulé, agrupamento com vários CDs gravados.
Lecionava Flauta de Bisel e Classe de Conjunto no Conservatório Regional do Algarve Maria Campina, tendo influenciado positivamente várias dezenas de alunos ao longo do seu percurso profissional.
Foi também professor do Centro de Expressão Musical de Loulé e, nos últimos tempos, do Conservatório de Música de Loulé».
A sede da Associação Recreativa e Cultural dos Músicos de Faro situa-se na Antiga Fábrica da Cerveja, Vila Adentro.