Economia

Fraude turística debatida em Faro

A decorrer na Escola do Turismo de Portugal em Faro, a conferência internacional pioneira em Portugal contará com a presença da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.

PUB
 
Realiza-se no dia 9 de novembro a conferência «Um alerta para a fraude online na indústria do turismo», promovida pela Associação Safe Communities Portugal, a Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal da Polícia Judiciária e a Região de Turismo do Algarve (RTA). 
 
«A fraude é um crime em ascensão na indústria turística e tem vindo a afetar o aluguer de casas, a compra de bilhetes aéreos e a gerar falsas denúncias de intoxicações alimentares, entre outros tipos de fraude. O impacto para os hoteleiros, operadores e agentes de viagens é elevado», explica o presidente da Associação Safe Communities Portugal, David Thomas.
 
Conforme explica comunicado da RTA, a iniciativa pretende apresentar assim os riscos e apresentar medidas preventivas para diminuir o número de fraudes e o seu impacto na atividade turística. A conferência apresenta ainda sugestões para melhorar a construção de sites e a gestão de redes sociais na área do alojamento turístico, de modo a torná-los mais seguros.
 
O evento apoiado pela TUI e pela Escola do Turismo de Portugal em Faro reúne especialistas das diversas forças de segurança do país representantes de associações de consumidores, da Europol, da Prevention of Fraud in Travel e de outras entidades do setor turístico.
 
Para o presidente da RTA, «o setor do turismo está em franco crescimento no país e atrai, por isso, as atenções de todos à medida que os números das dormidas e dos proveitos aumentam. A tendência de cometer fraude turística poderá assim ser maior, sobretudo na área do cibercrime, pela característica veloz da Internet e pelo anonimato que esta confere aos utilizadores. Esta conferência vem em boa hora, pois permitirá debater a fraude e encontrar mecanismos de defesa para evitá-la», refere Desidério Silva.  
 
De entrada livre, a participação na conferência carece de inscrição obrigatória através do e-mail [email protected], até dia 6 de novembro. O evento decorre das 09h30 às 17h30, em inglês e português.