Sociedade

Frio, frio e mais frio para os próximos dias

O Instituto Português do Mar e Atmosfera colocou todo o território do continente em alerta amarelo devido à previsão de frio para esta quarta-feira.

PUB
 
Segundo o IPMA, uma descida acentuada da temperatura vai marcar os próximos dias, a começar já esta quarta-feira, com as noites a registarem temperaturas negativas nas regiões mais interiores do país.
 
Com a previsão de frio para os próximos dias, também as autoridades de saúde recomendam cuidados adicionais, sobretudo para com os grupos mais vulneráveis, crianças, idosos e doentes crónicos.
 
Os termómetros vão baixar esta quarta-feira entre quatro a seis graus, com possibilidade de gelo, geada e queda de neve no interior e nas zonas mais altas, como a Peneda-Gerês, Montalegre, Montesinho e Serra da Estrela.
 
De acordo com o IPMA, trata-se de um período de frio prolongado, pelo menos até terça-feira da próxima semana, causado pela passagem de uma massa de ar frio inserida na circulação de um anticiclone.
 
Para esta quarta-feira, as previsões apontam para céu muito nublado, com aguaceiros frequentes no Norte e Centro. Nas terras altas, acima dos 1000 metros, prevê-se formação de neve a partir da tarde. Em altitudes menores, de 400 a 600 metros, vai sentir-se vento forte.
 
Para o sul do país, prevê-se uma descida acentuada das temperaturas, em especial das mínimas.
 
A máxima prevista para Faro é de 14ºC.
 
Ainda segundo o Instituto do Mar e Atmosfera, para amanhã, está prevista nova descida da temperatura, de 2 a 4 graus. Nos próximos dias, vão manter-se baixas, podendo atingir -3 e -5 graus no interior e chegar aos -6 e -7 nas Penhas Douradas.
 
Nas zonas a litoral, as mínimas vão variar entre 0 e 2 graus e no Algarve rondam os 4. Prevê-se apenas uma ligeira subida da mínima no dia 10 (terça-feira da próxima semana), mas depois voltam a descer, dando continuidade a um período mais longo de frio.
 
O arrefecimento noturno vai levar à formação de gelo e geada.
 
As autoridades de saúde recomendam cuidados redobrados, evitando a exposição ao frio, ingerir bebidas quentes, usar roupas de agasalho adequadas ás temperaturas e cuidados para com a utilização de lareiras e outros equipamentos de calor.