Entre os dias 25 e 28 de novembro, a Via Algarviana, foi o palco da quarta edição do ALUT - Algarviana Ultra Trail. Este ano, o evento de ultra trail running contou com a presença de quase 100 atletas, mas apenas 42 a solo, conseguiram percorrer os 300km, no limite de 72 horas.
O primeiro atleta a concluir a prova foi Rui Sequeira, vencedor da quarta edição ALUT, que realizou a prova em 47h17m. À conversa com o vencedor na chegada à meta, destacou a exigência do tempo da prova e o frio, como as principais dificuldades que enfrentou: “foi preciso vir para o Algarve para estrear todo o meu equipamento de frio.” e refereriu que: “é uma prova emblemática em Portugal, está a dar os primeiros passos, mas que tem umas condições fantásticas”.
No setor feminino, Carla André, foi a vencedora, após 59h37m de prova. A atleta cortou a meta, pelas 4 da manhã de domingo e chegou animada, “Foi espetacular. Foi a minha maior distância até hoje, foi desafiante, gostei muito. Quem quiser fazer não pode pensar que são 300km. É de abastecimente a abastecimento e chegar ao fim.”
Em estafeta, os vencedores foi a equipa C.D.C. NAVE - Trail Running, que finalizou a prova em 35h09m.
Bruno Rodrigues, diretor da prova, explicou que, “Nós organizamos esta prova para receber as pessoas no Algarve, para mostrar o Algarve e esse objetivo foi totalmente atingido”.
A quarta edição da prova mais longa de Portugal, terá sido aquela que teve mais elementos do género feminino (13), onde estiveram presentes atletas de 11 nacionalidades: Portuguesa, Brasileira, Canadiana, Dinamarquesa, Espanhola, Filandela, Francesa, Inglesa, Luxemburguesa, Polaca e Romena.