O hábito de comer fruta e legumes diariamente, tem sido amplamente defendido pela ciência e ganha expressão com os resultados de um novo estudo.
                              
                              
							 
	 
	De acordo com os cientistas, não basta comer uma peça de fruta por dia e uma pequena porção de legumes a acompanhar carne ou peixe. É preciso ingerir 10 porções diárias!
	 
	O estudo do Imperial College London, que também identificou as espécies que reduzem o risco de cancro e de doença cardíaca, realça a importância de uma substancial ingestão diária de fruta e legumes, apresentando também quais são as melhores opções.
	 
	De acordo com o estudo do Imperial College London, a melhor forma de ter uma vida longa é comer, no mínimo, 10 porções de fruta e vegetais por dia. Criar esta rotina alimentar poderia ajudar a contribuir para evitar 7.8 milhões de mortes prematuras por ano, refere o site da BBC.
	 
	A equipa de investigadores também se debruçou sobre as espécies de fruta e vegetais que reduzem o risco de cancro e doença cardíaca. 
	 
	Numa recolha de dados que foi feita em 95 estudos separados envolvendo os hábitos alimentares de dois milhões de pessoas, a equipa de investigadores percebeu que, os riscos de cancro reduzem se comer vegetais verdes, como espinafres; pimentos amarelos ou couve-flor. 
	 
	Já a redução de riscos de doença cardíaca e enfartes está associada ao consumo de maçãs, peras, laranjas e limões, alfaces, couve-flor ou bróculos.
	 
	Os resultados foram publicados no Jornal Internacional de Epidemiologia  e sugerem um consumo de 200 gramas de fruta ou vegetais por dia. 
	 
	Na posição dos cientistas, este hábito alimentar é capaz de  reduzir o risco cardiovascular em 13%, enquanto 800 gramas o reduzem em 28%; 200 gramas baixam o risco de cancro em 4% enquanto 800 gramas provocam uma redução do risco de 13%; 200 gramas de fruta e legumes reduzem o risco de morte prematura em 15% enquanto que com 800 gramas de consumo o risco baixa 31%.
	 
	É sabido que a fruta aumenta o seu poder nutritivo quando consumida entre as refeições e que, a acompanhar um prato de carne ou peixe, nada é melhor para a saúde que uma boa dose de vegetais.
	 
	A sopa, uma importante fonte de nutrientes, pode ajudar na tarefa antecedendo a refeição, já que é nessa altura que se dá a maior absorção por parte do organismo.
	 
	Os legumes são ótimos para acompanhar qualquer prato, é tudo uma questão de criatividade e de dar um toque mais colorido e saudável às refeições.
	 
	Algarve Primeiro