Economia

Funcionário da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve edita publicação que chama a atenção para a importância da Economia do Mar

Recentemente foi publicado pela editora alemã Lap Lambert, Academic Publishing o livro da autoria de Pedro Valadas Monteiro intitulado “Enhancing the Competitiveness of Peripheral Coastal Regions: Moving from potential to success”.

PUB
 
O autor, que é funcionário da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve e investigador com doutoramento ligado ao Centro de Engenharia e Tecnologia Naval (CENTEC) do Instituto Superior Técnico e ao Centro de Investigação sobre Espaço e Organizações (CIEO) da Universidade do Algarve, advoga neste trabalho a necessidade "urgente" de uma reorientação estratégica do desenvolvimento socioeconómico português através de uma política de reindustrialização para a qual a Economia do Mar poderia dar uma contribuição muito importante. 
 
O autor realça o "enorme potencial ligado aos recursos naturais oferecidos pela sua extensa Zona Económica Exclusiva (ZEE) é um dos maiores ativos estratégicos de que Portugal dispõe e que não se pode dar ao luxo de subaproveitar". 
 
Porém, o seu efetivo aproveitamento, defende Pedro Valadas Monteiro, "exige um exercício apurado de compatibilização entre racionalidade económica e sustentabilidade ambiental, só possível através de políticas coordenadas e integradas que estimulem a coopetição (cooperação + competição) entre agentes públicos e privados, instituições de I & D, organizações setoriais e outras partes interessadas". 
 
Com esta publicação, o autor pretende dar um contributo para o ansiado, mas adiado, salto competitivo que este "promissor cluster de atores e diferentes setores económicos (que vão desde a pesca e aquicultura, portos e transporte marítimo, passando pelo turismo marítimo, construção e reparação naval, investigação, biotecnologia e exploração offshore de recursos energéticos e minerais, obras marítimas, entre outros) exige e o País tanto necessita".