Sociedade

Fundação "la Caixa", BPI e Câmara Municipal de Portimão apresentam "A Floresta"

 
A presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes, o membro da Comissão Executiva do BPI José Pena do Amaral, e o director corporativo de Território e Centros da Fundação "la Caixa", Rafael Chueca, apresentam a exposição "A Floresta" no próximo dia 12 de julho, às 17h00, na zona ribeirinha de Portimão.

 
Trata-se da primeira exposição itinerante da Fundação "la Caixa" em Portugal. Esta mesma exposição, adaptada agora à realidade de Portugal, teve mais de um milhão de visitantes nas várias cidades de Espanha onde esteve presente.
 
A Fundação "la Caixa", a primeira em Espanha e uma das mais relevantes a nível internacional, iniciou este ano a implementação da sua ação em Portugal, fruto da entrada do BPI no Grupo CaixaBank.
 
A primeira parte da exposição centra-se na organização hierárquica dos diferentes níveis de vida, desde a biosfera até ao nível microscópico. Ao mesmo tempo, é feita uma viagem pelos diferentes elementos que compõem e caracterizam os ecossistemas florestais e as suas dinâmicas naturais, desde o modo como o crescimento das árvores afeta o clima às relações que se estabelecem entre seres vivos, passando pelos diferente componentes e processos que ocorrem no solo da floresta.
 
 
Os protagonistas destes ecossistemas são as árvores e a elas é dedicada a segunda parte da exposição. Também se explicam as diferentes partes que compõem a madeira das árvores e como as alterações climáticas as influenciam.
 
Atualmente, a Península Ibérica tem 21,6 milhões de hectares de floresta, o que corresponde a 36% da sua superfície total, pouco menos de 60 milhões de hectares.
 
É uma das regiões com mais biodiversidade no continente e com maior área florestal, sendo essa riqueza evidente na grande diversidade de espécies de flora e fauna que habitam as suas florestas.
 
Neste sentido, a exposição apresenta dezoito das espécies mais representativas de toda a Península Ibérica. O público encontrará uma coleção de amostras de diferentes madeiras, folhas e frutos que irão ajudar a identificá-los e diferenciá-los uns dos outros, bem como instrumentos e objetos feitos a partir dessas madeiras. 
Alguns dos elementos expostos são muito comuns no nosso dia-a-dia, outros pertencem a outra época e são um testemunho do nosso recente património cultural e artesanal.
 
Finalmente, na última parte da exposição "Floresta e Ser Humano", é explicada a evolução dos usos que as florestas tiveram ao longo da história e qual o seu papel na atualidade.