A Fundação "la Caixa" renovou os acordos com 43 entidades sociais que formam parte da rede Incorpora Portugal para o ano de 2020, quatro das quais pertencem ao distrito de Faro:CEAL- Confederação dos Empresários do Algarve, ASMAL- Associação de Saúde Mental do Algarve, Fundação António Aleixo, Santa Casa da Misericórdia de Albufeira.
Esta iniciativa já empregou em Portugal, no ano 2019, 1000 pessoas em situação de vulnerabilidade social.
As 43 entidades estão localizadas nos Distritos do Porto, Viseu, Coimbra, Lisboa, Setúbal, Évora, Beja e Faro. Uma rede de mais 100 técnicos – de acompanhamento e de prospeção – dedica-se à identificação e acompanhamento de pessoas em situação ou risco de exclusão social ou incapacidade para a sua integração em empresas que possuem ofertas de trabalho adequadas a estes perfis.
O trabalho em rede entre as entidades envolvidas é uma das principais características do programa Incorpora: as entidades que integram o programa partilham entre elas, através de uma plataforma informática, dinâmicas e ofertas de trabalho, otimizando o seu trabalho.
O IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional colaborou na seleção das entidades envolvidas e apoia a implementação do programa.
A Fundação "la Caixa" iniciou em 2018 a sua implantação em Portugal, consequência da entrada do BPI no Grupo CaixaBank. Em 2019, destinou 20 milhões de euros a projetos sociais, de investigação, educativos e de divulgação cultural e científica.