Economia

Fundos da União Europeia apoiam Centros Qualifica do Algarve até 2020

 
O Programa Operacional Regional CRESC ALGARVE 2020 abriu concurso destinado às entidades promotoras de Centros Qualifica na região do Algarve, ficando as candidaturas abertas até 18 de outubro.

 
Conforme revela nota de imprensa da CCDR, a dotação total afeta ao mesmo aviso é de 8.250.000,00€ (oito milhões, duzentos e cinquenta mil euros), sendo 6.600.000,00€ (seis milhões e seiscentos mil euros) provenientes do Fundo Social Europeu (FSE),com o objetivo mínimo de formar 21.430 pessoas inscritas nos onze Centros Qualifica existentes no Algarve.
 
Este montante permitirá apoiar o funcionamento dos Centros até 31 de dezembro de 2020, promovendo maior estabilidade no apoio público à sua atividade, tendo em conta os objetivos e metas inscritas no Programa Nacional de Reformas em matéria de formação de adultos, no contexto do Programa Qualifica, avança a CCDR.
 
O objetivo dos Centros Qualifica é contribuir para o aumento dos níveis de qualificação e melhorar a empregabilidade da população adulta, dotando-os de mais e melhores competências ajustadas às necessidades do mercado de trabalho e de desenvolvimento pessoal.
 
Na mesma nota por ler-se que "este investimento é fundamental para corrigir o atraso estrutural do país e que ainda persiste em matéria de qualificação da população, no sentido de uma maior convergência com a realidade europeia. Pretende, igualmente, contribuir no reforço dos mecanismos de ajustamento entre a oferta e a procura de formação em função das necessidades do mercado de trabalho e das pessoas, atendendo ao papel chave dos Centros Qualifica na informação e orientação dos adultos no contexto do sistema nacional de qualificações".
 
Os beneficiários são as entidades promotoras de Centros Qualifica da região do Algarve, públicas e privadas, e os destinatários finais são adultos com idade igual ou superior a 18 anos que procurem uma qualificação e, excecionalmente, jovens, entre os 15 e os 17 anos, que não se encontrem a frequentar qualquer modalidade educativa ou de formação profissional e que não estejam inseridos no mercado de trabalho.
 
A apresentação de candidaturas é efetuada através da submissão de formulário eletrónico no Balcão 2020, até às 18 horas do dia 18 de outubro de 2018.
 
Mais esclarecimentos através do correio eletrónico: anqep@centroqualifica.gov.pt