A equipa do Futebol Clube de Ferreiras foi ontem homenageada na Câmara Municipal de Albufeira, depois de ter ganho no passado dia 22 de maio no Estádio Algarve à Sociedade Recreativa Almancilense por 0-1, com um golo de João Bonifácio, aos 75 minutos, conquistando a primeira Taça do Algarve da sua história.
As duas equipas fecharam assim o calendário competitivo do futebol sénior algarvio depois de terem sido os protagonistas da 8ª Supertaça Duarte Murta, prova que abriu oficialmente a época 2018/2019, numa partida que terminou com a vitória da equipa do concelho de Albufeira, por 2-0.
Refira-se contudo, que o FC Ferreiras foi despromovido do Campeonato de Portugal, pelo que a sensação na cerimónia de homenagem era de realização pela conquista da Taça, mas também a necessidade de dar a volta e lutar na nova época pela subida.
José Carlos Rolo, Presidente da Autarquia deu os parabéns aos jogadores, equipa técnica e direção, realçando o esforço do plantel e o trabalho dos dirigentes «onde em muitos casos, não há benefício material, apenas pessoal e mental».
O autarca falou de «orgulho» pela conquista do troféu, assinalando que esteve presente em duas finais do Futebol Clube de Farreiras, que desta vez «foi um digno vencedor».
Na mesma comunicação o responsável realçou o apoio que as autarquias dão às modalidades desportivas quer em termos financeiros quer logísticos, «muitas vezes as pessoas nem se apercebem dos apoios que as Câmaras e as Juntas de Freguesia dão aos clubes, só sabem as famílias dos atletas que praticam desporto, imaginemos uma modalidade sem apoio de uma autarquia, é inimaginável, não existia desporto, porque muitos dos jovens que agora andam nos clubes da terra também vão para outros clubes, alguns deles para os grandes. O mais importante é que os jovens não sejam só competidores mas que pratiquem desporto de forma saudável, sintam o espírito de grupo, aliás, muitos jovens acatam melhor ao "Mister" do que ao professor na sala de aula, daí a importância da disciplina no desporto e na formação dos jovens», sustentou o edil.
O Presidente do clube, assinalou que após quatro tentativas, o Ferreiras conseguiu ganhar a Taça do Algarve, sendo um facto importante no seu palmarés, onde consta também duas Supertaças e três campeonatos da 1º divisão.
António Colaço referiu que a conquista da Taça do Algarve aconteceu numa época «sofrida em que passámos por momentos difíceis, perdemos mais do que ganhámos, o que não é hábito neste clube, mas o futebol tem destas coisas, no primeiro jogo do ano ganhámos a Super Taça e no último da época trouxemos para casa a Taça do Algarve, ou seja, começámos bem e acabámos melhor».
Foi deixada uma palavra de reconhecimento aos jogadores, ao presidente da autarquia, José Carlos Rolo, ao Presidente da Assembleia Municipal, Paulo Freitas, colegas de direção, dirigentes e patrocinadores.
O clube já está a trabalhar para a próxima época, «que sem o apoio do Município, seria muito difícil levarmos a nossa atividade desportiva para a frente, e não falo só do futebol, mas também da patinagem, dança, natação, duatlo, triatlo, são mais de 475 atletas federados, para além de outras centenas que são praticantes», enfatizou o responsável.
O capitão de equipa, Pedro Colaço, espera voltar mais vezes à Câmara Municipal, falou de uma época difícil, «mas acabámos da melhor maneira e todos nós merecíamos esta Taça», tendo sido uma conquista dedicada ao Presidente da autarquia.
Finalmente Paulo Freitas, Presidente da Assembleia Municipal de Albufeira, confirmou ser sócio do Futebol Clube de Ferreiras, falando também de «orgulho grande de ter cá esta Taça, porque representa acima de tudo o esforço e ainda por cima no fim de uma época. Quando a equipa consegue superar a adversidade de três finais, consegue superar a adversidade de uma época complicada e chega à vitória, isto é de campeões, e vocês foram os campeões em esforço em dedicação em respeito não só pela camisola do clube mas também pelas vossas famílias que estão convosco. Se a época não foi boa, têm agora a base para que na próxima possam ser campeões como o são», concluiu.
Foto de grupo: