Desporto

Gala do Desporto em Lagos distinguiu mérito, esforço e competência

Foto|direitos reservados
Foto|direitos reservados  
Mais de duzentos atletas, incluindo do desporto escolar, quatro equipas, clubes, técnicos e dirigentes, foram homenageados na Gala do Desporto que decorreu esta terça-feira em Lagos, com a presença de João Paulo Rebelo, Secretário de Estado da Juventude e Desporto, entre outras individualidades.

 
Conforme se lê na nota enviada pelo Município, colocar Portugal, até 2030, no lote dos quinze países europeus com mais atividade física é uma das metas traçadas pelo Governo para o setor. Informação avançada pelo Secretário de Estado da Juventude e Desporto por ocasião da intervenção que proferiu na abertura da Gala do Desporto em Lagos, no Pavilhão Desportivo Municipal. 
 
 
João Paulo Rebelo reconheceu o papel dos municípios na promoção do desporto, assim como das associações e dos clubes. Na sua intervenção dirigiu uma especial atenção aos mais jovens, que considerou as verdadeiras “vedetas” desta festa, e sublinhou o quão importante é o desporto para a sua saúde física e psicológica e para o desenvolvimento das suas competências. Referindo-se ao desporto como um instrumento de transmissão de valores que são úteis ao longo da vida, sublinhou a importância da cooperação - mais do que a competição -, a qual está na base dos grandes feitos da Humanidade. Aprender a ganhar e saber perder é, segundo o governante, uma aprendizagem muito importante para os jovens e futuros adultos saberem lidar com as frustrações que, tal como o sucesso, também fazem parte da vida. 
 
Dizer não à batota e à violência no desporto foi outra das mensagens fortes deixadas pelo titular da pasta governamental, segundo o qual estes fenómenos nada têm a ver com o desporto, atividade que deve merecer uma atitude de respeito e ser celebrada com alegria e boa disposição.
 
Visivelmente satisfeito pela oportunidade de reconhecer publicamente o talento, o mérito e a dedicação dos muitos agentes desportivos que em Lagos trabalham diária e arduamente para que a prática desportiva não só seja uma realidade participada e importante no dia-a-dia das pessoas, como também produza bons resultados, o Presidente da Câmara reiterou o compromisso da autarquia para, tal como previsto no Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo, continuar a apoiar a cultura desportiva e o desporto, que classificou como um setor estratégico de coesão social. 
 
 
Hugo Pereira lembrou a aposta crescente feita junto das camadas mais jovens, nomeadamente com projetos de âmbito escolar, permitindo aos alunos um contacto cada vez mais cedo com o desporto e a prática de modalidades como o Surf, o Stand Up Padlle, o Golfe e a Patinagem, entre outras. 
 
O autarca sublinhou ainda o crescente número de praticantes e os bons resultados alcançados, «que confirmam a excelência dos agentes desportivos locais e a capacidade de resiliência e compromisso dos mesmos, atributos que têm permitido concretizar muitos sonhos e que são motivo de orgulho para toda a comunidade».
 
Nesta edição da Gala do Desporto que teve a apresentação do humorista António Raminhos, foram homenageados nas categorias de Troféu Regional, Troféu Nacional e Troféu Internacional, um total de 171 atletas a título individual (incluindo aqueles que conquistaram títulos no âmbito do Desporto Escolar) e 4 equipas, representando as seguintes modalidades: Patinagem de Velocidade; Futsal; Golfe; Ténis de Mesa; Atletismo; Hóquei em Patins; Vela, Ginástica Rítmica; Karaté; Triatlo; Andebol; Futebol; Ténis; Natação; Ténis de Mesa; Ginástica; Petanca; Judo; Tiro com Arco; Tiro; Paraciclismo; Skiming; Surf; e Equitação Adaptada.
 
Nomeados para os troféus de prestígio estiveram 21 entidades desportivas, mas o júri, composto por um painel de cinco jurados – o Presidente da Câmara; o Diretor Regional do Instituto Português do Desporto e Juventude; os diretores dos agrupamentos de escolas Gil Eanes e Júlio Dantas; e o Diretor do jornal Correio de Lagos – acabou por decidir atribuir as seguintes distinções:
 
Galardão Carreira – Marco Cardoso (Patinagem – Roller Lagos Clube de Patinagem)
Galardão Dedicação – Carlos Carneiro (Andebol – Andebol Clube Costa Doiro)
Galardão Fair Play – João Rodrigues (Vela – Clube de Vela de Lagos)
Galardão Desporto Escolar – Equipa feminina de iniciados de Futsal do Agrupamento de Escolas Gil Eanes
Galardão Desporto Adaptado – André Sobreiro (Paraciclismo)
Galardão Atleta do Ano – Diogo Marreiros (Patinagem – Roller Lagos Clube de Patinagem)
Galardão Treinador do Ano – Paulo Batista (Patinagem – Roller Lagos Clube de Patinagem)
Galardão Dirigente do Ano – João Carneiro (Andebol - Andebol Clube Costa Doiro)
Galardão Atleta Revelação – Matilde Rosa (Andebol – Clube Desportivo da Escola Secundária Gil Eanes)
Galardão Equipa do Ano – Equipa de Iniciados Femininos (Andebol - Clube Desportivo da Escola Secundária Gil Eanes)
Galardão Clube do Ano – Roller Lagos Clube de Patinagem