A notícia é animadora, sobretudo num país com preços tão elevados no que se refere aos combustíveis.
De acordo com os dados disponíveis, os portugueses vão poder contar com uma prenda especial no “sapatinho”, ou neste caso, no “carrinho”, pois os preços dos principais combustíveis consumidos em Portugal vão apresentar os valores do ano passado.
As petrolíferas nacionais confirmaram as notícias avançadas na semana passada, que indicavam uma redução do custo por litro nos dois combustíveis mais utilizados em Portugal, graças à influência dos maiores produtores mundiais.
A reunião da OPEP em Viena, no início de dezembro, confirmou o pior cenário. O teto de produção aumentou e o excesso de oferta continua a pressionar o mercado, devido ao desequilíbrio entre o petróleo disponível para venda e a procura cada vez mais reduzida.
As trocas nos mercados internacionais trouxeram perdas superiores a 8% à gasolina e gasóleo, tendo em conta a desvalorização dos preços de troca e a subida do euro face ao dólar.
A descida do custo médio por litro dos dois combustíveis mais utilizados em Portugal vai chegar aos três cêntimos em alguns postos nacionais.