A Unidade de Controlo Costeiro (UCC), através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Vila Real de Santo António, deteve ontem, 8 de junho, um homem de 38 anos, pelo crime de tráfico de estupefacientes, tendo apreendido 2,3 quilos de cannabis na Mata Nacional de Vila Real de Santo António.
Segundo a GNR, a apreensão deu-se no âmbito de numa ação de vigilância que visou o controlo da fronteira marítima, altura em que foi detetada uma mota de água, a navegar até à margem portuguesa do Rio Guadiana, onde foram passados três volumes para um outro homem que se encontrava em terra. Após a transação, a mota de água dirigiu-se novamente para a margem espanhola.
Por se tratar de uma ocorrência suspeita, os militares acionaram "os meios" para procederem à abordagem do homem que recebeu os volumes, que ao aperceber-se da presença da GNR, pôs-se em fuga, acabando por ser intercetado na Mata Nacional de Vila Real de Santo António.
A GNR constatou que no interior do carro do indivíduo, "se encontrava um telemóvel e 580 euros em dinheiro". Segundo a mesma fonte, foram apreendidos 2,3 quilos de cannabis, que correspondem a 920 doses diárias, que poderia render mais de 10 mil euros.
O detido encontra-se a ser presente ao Tribunal Judicial de Faro, para aplicação de medidas de coação.
A GNR lembra que o Subdestacamento de Controlo Costeiro, procedeu à detenção de dois indivíduos nas proximidades, no último sábado, 5 de junho, por se encontrarem na posse de um quilo de haxixe e 32 gramas de cocaína, na sequência do transbordo de um volume de uma embarcação suspeita, proveniente de Espanha e que encostou na margem portuguesa do Rio Guadiana.
Emídio Santos