Sociedade

GNR apreendeu 63 armadilhas de pesca na Lagoa dos Salgados

O Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR – Guarda Nacional Republicana diz em comunicado que, no passado dia 6 de novembro, apreendeu 63 nassas de pesca utilizadas na pesca ilegal, na Lagoa dos Salgados no concelho de Silves.

PUB
Na sequência de uma denúncia a informar que na Lagoa dos Salgados se encontravam três aves aprisionadas em armadilhas, elementos do SEPNA de Silves, de Albufeira e do Destacamento de Controlo Costeiro de Olhão e uma equipa do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), deslocaram-se ao local, para proceder à recolha e apreensão das armadilhas, explica o mesmo comunicado.
 
Nas margens da Lagoa dos Salgados, as autoriades recolheram 63 "nassas ou galrichos", que continham diversas espécies capturadas. 
 
Segundo a GNR, estas artes de pesca são utilizadas para a captura de enguias, embora também capturem outras espécies. A enguia encontra-se em estado de conservação de perigo crítico de acordo com a lista vermelha da União Internacional para a conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) das espécies ameaçadas.
 
Este tipo de pesca com uso de meios e processos não autorizados, poderão constituir um crime de dano contra a natureza, bem como crime contra a preservação do património aquícola.
 
As espécies foram devolvidas ao seu habitat natural e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Silves.
 
A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de situações de âmbito ambiental. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas, conclui o mesmo comunicado.