A GNR de São Brás de Alportel intercetou no passado sábado, numa das principais artérias daquela vila, um cidadão estrangeiro de 64 anos de idade sobre o qual pendia um mandado de detenção internacional emitido pelas autoridades do seu país.
Ao abordar o veículo, os militares da GNR, verificaram que no interior do mesmo, em cima do tablier encontrava-se um par de algemas.
Perante a presença do objeto o indivíduo foi abordado e efetuada revista pessoal de segurança, verificando-se que transportava à cintura (em coldre) uma arma de alarme transformada artesanalmente, com respetivo carregador e munições.
No seguimento desta ação foi ainda possível apreender, entre outros objetos, um aerossol de defesa, munições, dois pares de algemas, seis navalhas de bolso e 144 euros.
Entretanto, foi possível constatar através da consulta à base de dados Schengen que sobre o cidadão em causa, pendia um mandado de detenção internacional para efeitos de extradição.
Segundo a GNR, "o detido terá estado envolvido, em 2010, na cobrança de um resgate contra a entrega de um menor desaparecido na altura.
O indivíduo, com últimas moradas conhecidas na zona de Huelva, foi detido e presente hoje ao Tribunal da Relação de Évora, para encetar o processo de extradição.