Sociedade

GNR de Vila do Bispo com novas instalações viradas para o futuro

O novo Posto Territorial da GNR de Vila do Bispo foi inaugurado, ontem, numa cerimónia presidida pelo Ministro da Administração Interna, Miguel Macedo.

PUB
 
Na cerimónia estiveram também presentes o Presidente da Câmara Municipal, Adelino Soares, o Secretário de Estado da Administração Interna, Filipe Lobo D`Ávila, o Comandante do Comando Operacional da Guarda Nacional Republicana, Tenente General, Caldeira, e o Diretor Geral da Direção Geral de Infraestruturas e Equipamentos, João Alberto Correia. 
 
No seu discurso à população o edil, Adelino Soares, afirmou “Passados 100 anos de instalações provisórias, e de muitas ilusões, é com enorme alegria, satisfação e sentido de dever cumprido, que todos nós assistimos à cerimónia da inauguração destas novas instalações”. 
 
Disse também que “Com esta cerimónia prestamos, também, a justa homenagem a todos os operacionais e responsáveis das forças de segurança, que cumpriram e cumprem a sua missão de proteger e garantir a lei, a ordem, e a segurança pública do estado Português”. 
 
O autarca aproveitou, ainda, a ocasião para informar que o Executivo Camarário deliberou, na sua reunião de 20 de agosto, abrir procedimento para a aquisição de uma viatura para os militares da GNR de Vila do Bispo, para assim garantir melhores condições de operacionalidade. 
 
Já o Ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, frisou o quanto era importante este novo equipamento, já que veio substituir umas instalações que eram provisorias desde 1917. 
 
Sublinhou, ainda, que “é com satisfação que criamos aqui muito boas condições para a Guarda Nacional Republicana que aqui desenvolve a sua ação. Os militares da GNR passam a ter melhores condições operacionais e de acolhimento dos cidadãos que precisam da Guarda Nacional Republicana”. 
 
Miguel Macedo destacou ainda o trabalho excecional que as forças de segurança, em conjunto, tem feito para que este ano o Algarve seja, uma vez mais, um destino turístico seguro”. 
 
Com um espaço amplo de modernidade, o novo quartel é constituído por dois pisos. O piso 0 está afeto à parte operacional e no piso 1 funcionam os dormitórios. Este novo equipamento com capacidade para receber 32 efetivos da GNR foi construído num lote municipal situado na Senhora do Âmparo, em vila do Bispo, com a área de 2625m2, num investimento global de 1 milhão e 50 mil euros. 
 
Recorde-se, que desde 2010 que os agentes da GNR encontravam-se numas instalações provisorias cedidas pela Santa Casa da Misericórdia de Vila do Bispo e que a Câmara Municipal, após celebração de um protocolo com aquela entidade, realizou obras de conservação naquele espaço no valor de 25 mil euros para que os efetivos da GNR tivessem o mínimo de condições durante a sua estadia provisoria, passando assim esta força de segurança a ter uma instalação dotada de condições de funcionalidade e operacionalidade. 
 
Algarve Primeiro: