A GNR realizou, ontem, várias ações de fiscalização e combate ao caravanismo ilegal, com especial incidência na zona costeira do concelho de Albufeira.
As ações de fiscalização culminaram na elaboração de 51 autos de contraordenação, dos quais 31 por pernoita no município em período superior a 48 horas, fora dos locais expressamente autorizados para o efeito, e 20 por pernoita em zona inerente ao Plano de Ordenamento da Orla Costeira.
Em comunicado, a GNR lembra que o campismo e caravanismo selvagem «é um problema identificado que constitui um fator de destruição de habitats, alguns deles protegidos, além de representar uma ocupação excessiva de espaços públicos, zonas costeiras e áreas classificadas por autocaravanas e similares, com consequências negativas na paisagem, no ambiente, no ordenamento do território e na saúde pública».
A mesma força de segurança, promete continuar a sensibilizar os caravanistas e campistas para adotarem um comportamento mais responsável e amigo do ambiente.