Sociedade

GNR deteve autores de “crash trapping” em Albufeira

A GNR de Albufeira deteve na última madrugada, duas pessoas por colocação de uma sistema de retenção de notas em Caixas Multibanco.

PUB
 
No seguimento de denúncia efetuada por um utilizador de uma caixa ATM localizada na Rua do Município na cidade de Albufeira, a GNR localizou o casal autor do delito, que se encontrava nas imediações do local, com o intuito de recolher as notas, após a tentativa de levantamento por parte do lesado.
 
Segundo a GNR, o método, denominado por “crash trapping”, consiste na obstrução do orifício de saída das notas, pela colocação ou encaixe de uma chapa metálica que impede a saída do dinheiro, ficando retido (colado) na dita chapa.
 
Refira-se que os autores do ilícito encontravam-se no interior de uma viatura estacionada nas imediações da dependência bancária, no intuito de posteriormente retirarem a chapa e recolherem as notas, altura em que foram abordados pelas autoridades. 
 
Na posse dos detidos foram apreendidos diversos objetos, nomeadamente uma chave de fendas, tubos de cola, rolos de fita cola/isoladora e luvas de latex.
 
Para além da referida caixa ATM, foi apurado que o mesmo método tinha sido usado numa outra caixa existente na mesma rua.
 
Os detidos, "naturais do centro oeste asiático" com residência no Algarve, foram presentes ao Tribunal Judicial da Comarca de Albufeira para aplicação das medidas de coação consideradas adequadas.
 
Apesar de não se tratar de uma prática desconhecida, não é normalmente tida em linha de conta por quem utiliza as caixas ATM, uma vez que não é frequente, e também porque a primeira ideia dos utilizadores será para a existência de uma avaria no sistema.
 
Deste modo a GNR alerta que antes da utilização da caixa ATM, o utilizador deverá verificar se a mesma se encontra em perfeitas condições e não apresenta quaisquer indícios de ter sido vandalizada, alterada ou modificada; verificar se o leitor de cartão apresenta o seu aspecto normal, nomeadamente se a ranhura para inserir o cartão está em bom estado, bem como o local de saída das notas; não aceitar ajuda de terceiros, caso ocorra uma anomalia de funcionamento, o utilizador deverá permanecer no local (sendo seguro) e alertar imediatamente as autoridades.