Devido ao aumento significativo do volume de motas a circular nos principais eixos rodoviários de acesso à região do Algarve, a GNR estará atenta à importância do uso de equipamentos de proteção, nomeadamente, capacete, vestuário e calçado adequado.
Na área de responsabilidade da Guarda, no ano de 2024, registaram-se 7 741 acidentes de viação que envolveram veículos de duas rodas, dos quais resultaram 118 vítimas mortais, 695 feridos graves e 5 531 feridos leves. No ano de 2025 (até 15 de julho) registaram-se, como dados provisórios, 4 005 acidentes de viação que envolveram veículos de duas rodas, dos quais resultaram 67 vítimas mortais, 333 feridos graves e 2 898 feridos leves.
A GNR reforça as mensagens de prevenção, para o cumprimento das regras de segurança durante a condução. Destacam-se, entre outras, a utilização do capacete devidamente ajustado, bem como de equipamentos de proteção adequados, como luvas, botas e blusões com proteções, e ainda a necessidade de adequar a condução ao tipo de piso e às condições existentes, evitando a realização de manobras perigosas.