112

GNR resgata raposa presa a armadilha em Santa Bárbara de Nexe

Fotos|GNR
Fotos|GNR  
O Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Faro da Guarda Nacional Republicana resgatou, esta quinta-feira, uma raposa na freguesia de Santa Bárbara de Nexe, concelho de Faro.

Em comunicado, a mesma força policial informa que, a operação de resgate decorreu após o alerta de um popular. A GNR foi avisada da presença de uma raposa ferida com uma armadilha presa num membro. Os elementos do NPA deslocaram-se ao local juntamente com o cidadão e verificaram que o animal se encontrava num ribeiro de difícil acesso, devido à forte vegetação existente no local.
 
Na sequência da ação, foi solicitado o reforço de uma equipa da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS), que efetuou o corte da vegetação, permitindo resgatar o animal, que foi entregue ao Centro de Recuperação de Animais Selvagens (RIAS), em Olhão, informou a GNR.
 
 
Foi ainda elaborado um auto de notícia por prática do ato venatório com recurso a meios de caça não permitidos (armadilhas), tendo os factos sido remetidos para o Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Faro.
 
Avança o mesmo comunicado que, a Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção ambiental e dos animais. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.