Sociedade

Golfinhos encurralados na Ria Formosa salvos a tempo

Operação de salvamento
Operação de salvamento  
 
Segundo comunicado da Autoridade Marítima, o alerta foi dado esta quarta-feira pelas 12h20, dando indicação de que se encontravam dois golfinhos encurralados na Ria Formosa, nomeadamente no areal de Cacela Velha, devido à descida da maré.

 
Após o alerta, elementos da Polícia Marítima dirigiram-se de imediato para o miradouro de Cacela, onde se encontravam três vigilantes da Natureza do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, informando que os golfinhos se encontravam dentro de água, entre a Manta Rota e Cacela, com fortes sinais de sofrimento.
 
Todos os elementos dirigiram-se para a língua de areia do lado de Manta Rota, tendo os elementos do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) tentado resgatar os animais encaminhando-os para o mar, numa ação onde estiveram também empenhados dois militares da Marinha, do projeto "SeaWatch", que faziam patrulha nas praias.
 
Segundo os elementos do ICNF, os dois golfinhos seriam mãe e cria, encontrando-se com uma bolha no dorso motivada pela insolação, devido à pouca água que a Ria tinha na altura.
 
A operação foi bem sucedida, tendo terminado pelas 18h45.