Desporto

Gonçalo Bandeira domina em S. Brás de Alportel

Foto|D.R (FPC)
Foto|D.R (FPC)  
O campeão nacional de Downhill (DHI), Gonçalo Bandeira, entrou da melhor forma na nova época, impondo-se hoje, em S. Brás de Alportel, na primeira corrida pontuável para a Taça de Portugal de DHI presented by Shimano.

Segundo adianta nota da Federação Portuguesa de Ciclismo, o corredor natural da Lousã puxou dos galões e não deu hipóteses à concorrência. Logo na descida de qualificação mostrou que estava melhor do que os adversários, estabelecendo a melhor marca da jornada, 2’43’955.
 
Na final, Bandeira foi um pouco mais lento, com 2’44’412, o suficiente para sagrar-se vencedor. Tiago Ladeira (Miranda Factory Team) foi o rival mais próximo e melhorou a marca pessoal entre a descida matutina e a vespertina, acabando no segundo lugar, a 687 milésimos de Gonçalo Bandeira. O britânico Brett Wheeler (MCF/XDream/Município de S. Brás) fechou o pódio, a 2,859 segundos.
 
A família Bandeira destacou-se também na categoria feminina de elite. Margarida imitou o irmão Gonçalo e suplantou a concorrência. Cumpriu a descida final em 3’36’503, menos 49,731 segundos do que Joana Nunes (Casa do Povo de Abrunheira) e menos 59,582 segundos do que Marta Simões (CAJ Raposa), que completaram os lugares de honra.
 
Rui Freitas impôs-se entre os juniores, com 2’55’182, menos 4,330s do que Mario Ruiz (Miranda Bike CC) e menos 21,130 do que Luís Cunha (Bike House DH Team/Guimarães). Em cadetes triunfou Bernardo Rocha (AEBTT Rio/Mr. Print). Nui Tai (Wildpack Algarve Racing) estreou a nova categoria de infantis.
 
Entre os veteranos destacaram-se o master 30 Rui Cabrita (Wildpack Algarve Racing), o master 40 Paulo Domingues e o master 50 José Salgueiro (MCF/XDream/Município de S. Brás).
 
A Wildpack Município de S. Brás venceu por equipas.
 
A segunda prova da Taça de Portugal de DHI presented by Shimano disputa-se em Boticas, no dia 16 de maio.