Faro

Gonçalo Pescada

Foto|D.R
Foto|D.R  
Gonçalo Pescada nasceu em Faro, a 10 de agosto de 1979.

Doutorado com distinção e louvor em Música e Musicologia (vertente de Interpretação) pela Universidade de Évora, em 2014, concluiu também a licenciatura bi-etápica em Música (vertente Interpretação) pela Escola Superior de Artes Aplicadas (Castelo Branco), o Curso Complementar de Acordeão pelo Instituto Musical Vitorino Matono (Lisboa) e a Profissionalização em Serviço (M01 e M32) pela Universidade Aberta.
 
Foi distinguido com vários prémios, entre os quais o 1º prémio no Concurso Nacional de Acordeão (Alcobaça, 1995), 1º prémio no Concurso Internacional de Acordeão “Citá di Montese” (Itália, 2004) e 1º prémio no Concurso de Interpretação do Estoril (2006).
 
Apresentou-se como solista com várias orquestras, estreando e interpretando várias obras em primeira audição em Portugal. Foi convidado a participar em festivais de enorme prestígio em Espanha, França, Reino Unido, Alemanha, Itália e Bulgária.
 
Tem gravado para rádios e televisões (por exemplo Antena 2, RTP e rádio e televisão nacional búlgara).
 
A sua discografia compreende vários trabalhos a solo, em música de câmara e com orquestra. Alguns compositores têm-lhe dedicado novas obras para acordeão.
 
 
(+) Faro

Joana Santos

João de Brito

Rita Salazar

Robert Viola

Carlota Sério