"Histórias contadas, sorrisos partilhados" é o projeto promovido pela Biblioteca Municipal de Faro "António Ramos Rosa" em parceria com a Plataforma Saúde em Diálogo que visa promover a ocupação saudável dos tempos livres dos idosos recorrendo e apoiando o trabalho com voluntariado.
Segundo explica nota da Biblioteca de Faro, o "Clube da Agulha", uma das rubricas do Projeto, iniciou em maio de 2018 e continua a marcar encontros às segundas e quartas 6ª feiras do mês, das 14h30 às 16h00, na Biblioteca Municipal de Faro. Pretende-se proporcionar momentos de partilha de saberes relacionados com as artes manuais que implicam a agulha: desde o crochet ao trapilho, passando pelo tricot ou até bordados. A ideia é abordar o lado terapêutico e social destas artes têxteis, dirigido ao público sénior, podendo sempre incluir interessados de todas as idades!
Para assinalar o Dia Mundial da Prematuridade, 17 de novembro, o "Clube da Agulha", em parceria com a "Nascer Prematuro" ofereceu gorros e botinhas de lã aos bebés prematuros internados na Unidade de Neonatologia do CHUA.
Os objetivos destas atividades, que se destinam em particular ao público sénior, «pretendem combater a exclusão dos idosos e assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos e inserem-se nas metas de sustentabilidade da Agenda 2030, definidas pelas Nações Unidas», realça a mesma nota.