Economia

Governo deu a conhecer lista de todas as dragagens a realizar no Algarve em 2019

O Governo através do Ministério do Mar, respondeu ao requerimento do Deputado do PCP, Paulo Sá, relativamente à "Lista completa das dragagens previstas no Algarve em 2019".

PUB
 
O PCP tem vindo a alertar o Governo para a necessidade de realizar dragagens em várias zonas do Algarve.
 
No âmbito do debate da especialidade do Orçamento do Estado para 2019, o Ministério do Mar entregou à Assembleia da República o documento "Fazer acontecer o mar", tendo informado que em 2019, no Orçamento do Estado está inscrita uma verba para dragagens e intervenções de emergência nos portos de norte a sul a realizar pela Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, não tendo discriminado por regiões, diz nota do PCP.
 
Assim no passado dia 9, na audição da Ministra do Mar no âmbito do debate da especialidade do Orçamento do Estado para 2019, o Grupo Parlamentar do PCP, diz ter questionado a Governante, sobre todas as dragagens que irão ser realizadas no Algarve no próximo ano.
 
Na resposta os comunistas dizem que a Ministra,"limitou-se a indicar a intenção de realizar dragagens nas barras de Tavira e de Lagos, no rio Guadiana entre Alcoutim e o Pomarão, não dando qualquer informação sobre outras eventuais dragagens".
 
Como tal, o PCP requereu junto da tutela a lista completa das dragagens que o Governo tenciona realizar no Algarve em 2019, com a indicação da localização de cada dragagem, custo estimado, datas de início e de conclusão dessas dragagens.
 
Para Lagos, está prevista uma dragagem para o 1º semestre de 2019, no valor de 200 mil euros, para Alvor para o 1º semestre no valor 2.485 400 euros, para Faro para o 1º trimestre no valor de 340 mil euros, para Stª Luzia para o 1º trimestre no valor de 150 mil euros, para Tavira para o 2º semestre no valor de 400 mil euros e no rio Guadiana troço entre Alcoutim e o Pomarão no valor de 870 mil euros.