Economia

Governo e Autarquia de São Brás de Alportel estudam Barragem que tem estado na "gaveta"

É um projeto que "tem estado na gaveta" deste inícios da década de 80, segundo indicou Vitor Guerreiro ao Algarve Primeiro.

PUB
 
Trata-se de uma barragem de média-grande dimensão, a concretizar no Monte da Ribeira, em plena serra, e terá como valências o abastecimento de água no combate aos incêndios, manter os níveis de água no subsolo, apoiar na agricultura ou ter uma reserva de abastecimento de água mais central no Algarve, particularmente na Serra do Caldeirão.     
 
Um projeto ambicioso que segundo confirmou o autarca ao nosso jornal, será concretizado em parceria com o Governo,"sei que há abertura nesse sentido, aquando da Festa de Verão do Partido Socialista em Faro em agosto, esse assunto foi abordardo com António Costa, é um projeto dos anos 80, pelo que já tive oportunidade de trocar algumas impressões nesse sentido com Miguel Freitas, secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, havendo todo o interesse em avançar com a obra".
 
O Autarca precisou que o projeto inicial defendia que o abastecimento de água aos concelhos de Loulé, Tavira, Faro e S.Brás, fosse feito através desta barragem, confirmando que será algo que vai ter sempre em cima da mesa, tal como tem acontecido com a questão da ligação de São Brás à Via do Infante.
 
O edil confirmou ainda que estão previstos novos pontos de água na serra, "pequenas barragens fundamentais no combate aos fogos, e já no próximo ano, está previsto criar em todos os povoados e/ou habitações da serra, uma faixa de proteção significativa, para que não corram riscos".
 
Para o novo mandato, Vitor Guerreiro, referiu que uma das apostas, é apoiar as famílias a todos os níveis. 
 
Mesmo não sendo competência direta da autarquia a área da saúde vai também ser uma prioridade, "estamos a desenvolver vários projetos onde iremos apoiar nessa área, estabelendo parcerias com outras entidades, nomeadamente na deficiência, cuidados paliativos, cuidados continuados, tudo aquilo para que as pessoas tenham mais dignidade e mais qualidade de vida".
 
A valorização do espaço público, nomeadamente a sua reabilitação e requalificação, a acessibilidade, a economia e a atração de turismo ao concelho, são outras áreas que Vitor Guerreiro espera concretizar.
 
Recorde-se que tem hoje lugar a cerimónia de Tomada de Posse dos membros eleitos para os órgãos autárquicos do Município de São Brás de Alportel, Câmara Municipal e Assembleia Municipal, pelas 21h00, no Cineteatro de São Brás de Alportel.
 
Em função dos resultados das eleições eleitorais do passado dia 1 de outubro, o executivo municipal será liderado pelo presidente reeleito, Vitor Guerreiro, sendo constituído por 4 elementos eleitos pelo Partido Socialista e por 1 elemento eleito pela coligação “São Brás de Alportel Primeiro – CDS-PP / MPT/ PPD-PSD/ PPM”.
 
A Assembleia Municipal de São Brás de Alportel, composta por 16 elementos, é composta por 10 membros eleitos pelo Partido Socialista (incluindo neste conjunto o Presidente da Junta de Freguesia de São Brás de Alportel, eleito pelo Partido Socialista que integra o órgão por inerência), 5 membros eleitos pela Coligação São Brás Primeiro CDS-PP / MPT/ PPD-PSD/ PPM e 1 membro eleitos pela Coligação Democrática Unitária-CDU/PCP-PEV.