Sociedade

Governo homenageia poeta farense Gastão Cruz

 
No próximo dia 4 de agosto o notável autor que mudou o rosto da literatura portuguesa contemporânea será homenageado. Poeta, crítico literário, encenador e tradutor.

 
O Ministro da Cultura irá assim atribuir ao poeta farense a Medalha de Mérito Cultural, a ser entregue em Querença, no âmbito do 3.º Festival Literário Internacional de Querença, organizado pela Fundação Manuel Viegas Guerreiro e que acontece entre 3 e 5 de agosto.
 
Ligado à Poesia 61 e a Os Cadernos do Meio-Dia e a traduções de Blake, Cocteau e Shakespeare. Gastão Cruz recebeu o Prémio D. Dinis com Crateras (2000), o Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores com Rua de Portugal (2004) e o Correntes d'Escritas com A Moeda do Tempo (2009). 
 
Em Querença, estará entre especialistas, amigos e interessados na sua visão do mundo e das letras. Além de uma exposição que irá reflectir o seu percurso poético e de vida, estando previstas leituras e uma conferência de que farão parte nomes como o de António Carlos Cortez e Fernando Martins. A escritora Lídia Jorge irá conduzir a conversa.