A pista de atletismo de Faro será o palco para a 51ª edição do Grande Prémio dos Reis, que se vai realizar este sábado à tarde, dia 9 de janeiro, e que, devido às restrições impostas pela pandemia, será limitado a atletas filiados na Associação de Atletismo do Algarve.
Mesmo em plena pandemia, o município e os seus parceiros não quiseram deixar de realizar esta prova que é uma das mais antigas e emblemáticas do calendário de atletismo a nível nacional, tendo optado por um formato mais contido que o habitual.
Conforme explica a autarquia em comunicado, em vez do percurso com partida e chegada no Jardim Manuel Bívar, na baixa da cidade de Faro, e da tradição de juntar as vertentes federada e popular, a organização preparou um evento exclusivo para atletas federados, que contará, além da vertente desportiva, com uma preocupação acrescida com a condição dos atletas em competição.
A competição será pautada pelo cumprimento "escrupuloso" das regras de utilização da pista de atletismo de Faro, que não vai estar aberta ao público.
O percurso, efetuado inteiramente em pista, terá distâncias diferentes para os vários escalões nas vertentes masculina e feminina: os Benjamins A vão completar 400 metros (uma volta à pista), os benjamins B 800 metros (duas voltas), os infantis 1.200 metros (três voltas), os iniciados 1.600 (quatro voltas) enquanto os juvenis vão correr 2.000 metros (cinco voltas).
Já os juniores, seniores e veteranos vão completar a distância de 10 mil metros em formato de corrida de estafetas – repartidas por equipas masculinas, femininas ou mistas de quatro elementos (2500 metros por atleta) ou equipas duo (de dois elementos, independentemente do género, com 5.000 metros por atleta).